segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Porque não devemos usar o ‘Must Finish By’

Quando criamos um novo projeto em P6, somos confrontados com a opção "Mus Finish By". O nosso conselho é deixar o campo em branco. Sim, cada projeto tem uma data de fim, eu sei. Caso contrário, não se enquadravam na definição de um projeto. Ou seja, um projeto deve ser: (1) único, (2) ter um período de tempo especificado, e (3) um âmbito definido de trabalho. Infelizmente, os projetos muitas vezes acabam com um período de tempo mais longo e maior abrangência, mas isso é um assunto para outro dia.

Revendo a questão, o “Must Finish By” é apresentado no processo de criação do projeto após termos selecionado a estrutura da EPS onde o queremos incluir. A caixa de diálogo é esta:

clip_image002

Põe-se a questão: o que é o “Must Finish By”? Bem, é uma restrição de nível de projeto que afeta todas as atividades do mesmo. Quando essa restrição é usada, nenhuma atividade pode terminar depois da data selecionada. Em teoria, uma data anterior à data em que o projeto se conclui poderia ser selecionada para determinar quantas atividades já ultrapassaram essa data.

Sem mais delongas, por que não devemos usar aopção do "Must Finish By":

Se selecionarmos uma data a partir da data calculada por último, o caminho crítico terá uma folga total positiva. Mostrando folga total positiva é um pouco como colocar doces na área de receção do hotel - tendem a desaparecer. O dono da obra e os subcontratados estão agora cientes de que as atividades no caminho crítico não são tão críticas assim. E porque a folga pertence tradicionalmente ao projeto, nenhuma parte tem o direito de usar a folga total a seu critério. Sem esta restrição, o caminho crítico tem zero (0) de Total Float, mesmo que o projeto esteja adiantado.

O Log do Schedule não mostra a restrição do "Must Finish By". Somente os constrangimentos de atividade estão listados no Log, por isso é fácil esquecer (ou não perceber) que foi aplicada uma restrição de projeto. Isso pode criar confusão, especialmente quando a restrição "Must Finish By" é a razão da geração de folga total negativa (Negative Total Float). O Schedule log não indica que todas as restrições são "insatisfeitas", porque, mais uma vez, somente são consideradas as restrições de atividade.

Os constrangimentos de atividades são revelados nas colunas Start ou Finish (dependendo do tipo de restrição) com um asterisco (*). Esta funcionalidade já vem do P3. Há uma exceção a esta regra – o constrangimento “As Late as Possible” - mas por outro lado esta é uma dica bastante óbvia por que se nota bem que está a ser usado o constrangimento. Note-se que no P3, o asterisco aparecia nas colunas “Early Start” ou “Early Finish”, o que é uma boa razão para não usarmos mais essas colunas.

O constrangimento “Must Finish By” não tem um calendário atribuído por onde calcule e assim, por omissão, fica rigidamente à meia-noite do dia anterior. Assim a data “Must Finish By” de 12 de Janeiro de 2016 irá gerar (1) dia de “Negative Total Float” – mesmo quando o projeto termine mesmo nesta data. Porquê? Porque o projeto deve terminar à meia-noite do dia anterior para evitar ser considerado atrasado em relação ao plano. Ou selecionamos o dia seguinte à data de conclusão efetiva do projeto como data de “Must Finish By” (o que parece no mínimo que não conhecemos a data do contrato) ou escolhemos mostra as durações das atividades com horas para que as horas do dia possam ser alteradas. Demasiada complexidade para algo que deveria ser direto. Estas são as capturas de ecrã que mostram isso:

clip_image004

clip_image006

Demasiado trabalho para ajustar uma data e muitos empreiteiros não desejam mostrar a hora do dia nos seus cronogramas. Numa rede fechada, colocar um constrangimento na última atividade é sempre uma solução melhor. Um constrangimento de atividade é também muito mais fácil para toda a gente ver e monitorizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário