Contatos


Luís Quintino

Tel:  +351 917 500 828 

geral@enfase.pt


32 comentários:

  1. Prezados colegas, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com a seguinte questão:

    O meu cliente me solicita um filtro no diretório Assignments que permita a visualização somente das atividades (com recursos atribuídos) em execução em um determinado período. Por exemplo: Tenho um projeto com todos os recursos carregados. Preciso ver somente (lembrando que é no diretório Assignments)as atividades planejadas para um determinado período por exemplo 21/07 a 20/08. Contudo, em assignments não existe a opção de filtro "in progress" e se eu filtrar por start ou finish alguma atividade que não esteja planejada para o referido período, mas que esteja em execução, ou seja, que não possua início ou término previsto para este período, não será visualizada (se é que vcs me entendem) Ficarei muito grato se alguem puder me ajudar mandando para o e-mail guilhermeangelo1@gmail.com

    Aproveitando gostaria também de saber se é possível visualizar o perfil de utilização dos recursos (Resource Usage Profile) e no lugar do gráfico de Gantt exibir a Resource Spreadsheet

    Finalmente gostaria de parabenizar pelo Blog e a Joyce pelo Livro que, diga-se de passagem comprei recentemente e vem me ajudando significativamente.

    Obrigado mais uma vez!!!!

    Abraço

    Guilherme Gonçalves
    Técnico de Planejamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      No que diz respeito à primeira questão vamos por partes.
      1º - Actividades com recursos atribuidos, podemos filtrar estas actividades com a condição de labor (nonlabor ou materials)units greater than 0.
      2º - Se pretendermos avaliar apenas as actividades em progresso, só nos podemos referir a um momento (uma data, a data date). Se o objectivo for filtrar as actividades planeadas para uma determinada janela de tempo, quer tenham sido iniciadas ou não, o filtro deverá ser semelhante ao filtro de look ahead (ver condiçoes nos exemplos existentes nos trabalhos de demonstração).
      3º - Combinando os 2 pontos anteriores obtemos o filtro solicitado pelo seu cliente.

      Quanto à segunda questão, penso não ser possível de uma forma directa obter esse tipo de apresentação. O resource usage profile está associado ao separador 'actividades' enquanto o resource spreadsheet é uma opção do separador 'resources'.
      No entanto se for essencial a apresentação de um layout deste tipo tenho 3 sugestões que pode adoptar.
      1ª - Em 'Activities' seleccionar o resource usage profile e na parte superior escolher a tabela Activity Usage Spreadsheet. Depois usar a opção de group and sort, agrupando por recursos ou ID recursos. Não ficará discriminado por recurso mas por equipa.
      2ª - Formatar a tabela de Resource Spreadsheet, exportar para Excel e confiurar o gráfico de barras (Resource Usage Profile) em Excel.
      3ª - (só mesmo como solução de recurso) Trabalhar cada uma das opções no separador próprio. Exportar cada uma individualmente como imagem (p.e. printscreen). E por fim compor em Word, Excel ou Paint o report pretendido.

      Penso que estas serão duas das sugestões mais rápidas para a resolução das duas dúvidas aqui expostas.

      Cumprimentos,
      HA

      Eliminar
  2. Prezados, Tudo bem...
    Estou com uma duvida de iniciante aqui. Estou montando um cronograma de teste de aprendizado aqui e logo no começo já estou com problemas.
    Quando eu dou avanço nas atividades, não está aparecendo na coluna "Performace % Complete" os respectivos avanços a nível de WBS.
    A coluna "Performace % Complete" a nivel de WBS sempre fica em zero. Creio que este seja um erro de iniciantes e bem simples. Porem, já alterei diversos parametros e nada mudou. O que estou fazendo errado?
    Desde já, muito obrigado...
    Estou utilizando o P6 6.1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Apesar de não entender o que pretende com a Performance % complete na WBS venho esclarecer que para ter dados de acompanhamento na WBS deve configurar esta para os fornecer através do separador Earned Value de cada WBS. Para ter valores de Performance a este nível terá de usar WBS milestones, co pesos atribuídos.
      A performance quando não há definição em contrário é medida no progresso das actividades.
      Veja http://blog-primavera.blogspot.pt/2012/04/wbs-work-breakdown-structure-em-p6.html e http://blog-primavera.blogspot.pt/2011/10/wbs-milestones.html
      Luís Quintino

      Eliminar
    2. Luis Quintino, Grato pela ajuda...
      Entendi como se faz.

      Eliminar
  3. Estou com uma dúvida no P6 7.0 e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Trabalho na Petrobras e tenho um carteira imensa de projetos. Criei um banco de recursos para todo o contrato com nivelamento geral para todos os projetos. Porém agora, preciso fazer nivelamento individual por projeto, ou seja, tenho que separar um determinado número "x" de recursos (do total de recursos que eu tenho) para determinado projeto. Eu consigo fazer um nivelamento de recurso individual, apenas para um projeto? consigo separar estes recursos para efetuar este nivelamento? Como devo prosseguir? não posso criar recursos para cada projeto, porque senão meu banco de recursos ficaria imenso, eu preciso apenas separar uma parte destes recursos, criar uma equipe para cada projeto. Alguém pode me ajudar? meu email é tarcisio@tkk.com.br

    ResponderEliminar
  4. Luis, Bom Dia...
    Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo nível das perguntas, pois estou começando agora..

    Estou montando um cronograma, porém, tinha iniciado a montagem ano passado mas por problemas gerenciais a montagem tinha sido abortada..
    Agora que voltei a trabalhar no cronograma, estou tento que restruturar as datas. Porém, quando eu mando atualizar (F5), todas as atividades que eu alterei as datas estão sumindo.
    O que está acontecendo e porque? O que tenho que fazer para que todas as atividades fiquem visíveis?

    Teve uma hora que quando rodei o "schedule (F9) para a data atual" as atividades voltaram a aparecer.
    Mas depois elas voltaram a sumir. O que de errado eu estou fazendo? O que está acontecendo?

    Grato pela ajuda e pelo o BLOG...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Geraldo,

      Não entendoi bem o que quer dizer com «sumindo» as actividades. Isso não pode estar a ocorrer, pois o que está a fazer é introduzir dados numa base de dados e depois de intro9duzidos eles não podem desaparecer.
      Mas falemos do processo: Está a rever um plano pré-existente. EWntão o que deve fazer?

      A primeira coisa é definir a nova data de início do projecto.
      O processo não é alterar datas pois isso vai criar constrangimentos no projecto. Antes deve refazer a lógica e depois, se indispensaveis, poderá introduzir lags e leads e / ou constrangimentos, mas só em ultimo caso e se os tiver de utilizar deve baseá-los em milestones.

      A tecla F5 é somente para revfrescar os dados, se quer ver o que resulta da lógica introduzida deve recalcular (schedule F9) o projecto.

      Luis Quintino

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Luís, Bom Dia....

      Descobri o que estava acontecendo... hahahahaha... Vergonha minha..
      Eu havia formato o meu Notebook, logicamente tinha instalado novamente o P6 e ainda não havia trabalhado nele. Concluindo, o Layout estava setado para " 2 semanas de trabalho", então qnd dava "F5" as atividade que estavam fora da "date data" "desapareciam"...
      Vc não pensou que eu teria tal capacidade para fazer isso, não é... O pior que isto me deu uma dor de cabeça...

      Mais uma vez, mnt obrigado pela atenção e pelas dicas.
      Seu blog ajuda bastante.

      Eliminar
  5. Bom dia, meus caros.

    Dúvida com relação ao P6.

    Gostaria que ajudassem num ítem aqui, a minha ferramenta de " Update progress " está desabilitada, não sei o que eu fiz para desabilita-la. Antes estava funcionando agora não.
    Vcs sabem o que está acontecendo?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descobri, aqui.

      Basta ativar o Gantt.

      Eliminar
  6. Ola, amigos e usuários do Primavera

    Como faço para criar um projeto completo no P6 com Excel com utilização da metodologia de sincronismo P6-Excel.

    Obrigado

    Palmier

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Lamento não ter boas notícias.
      Não existe efectivamente uma metodologia de sincronização entre o P6 e o Excel, assim como não existe a mesma com o MS Project. O P6 permite importar de MS Project e tem capacidade de exportar para Excel e reimportar, cumprindo as condições internas para P6.
      O processo funciona sempre melhor e da forma mais adequada utilizando directamente o P6 e criando o projecto, a respectiva WBS e actividades no P6.
      Luís Quintino

      Eliminar
  7. Boa noite.
    Estou precisando de ajuda. Pode me ajudar?
    Estou usando o primavera 8.3. Estou fazendo importação do arquivo do Project tipo XML. Trava em 50%.
    Vou mandar anexado

    cheguei a usar o programa Primavera Risk Analysis.
    Importei do proejct
    Exportei para formato XER.
    Abrir o primavera e importei. Va versão 6.1 importa mais os recursos vem zerados e o custo unitário também. Na versão 8.3 dá erro
    Fala que o obs id não pode ser nula. Já preenchi a obs id. Mas não adiantou


    Se poder dar uma olhada eu agradeço.
    obrigado

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde a todos.
    Sou iniciante na área de Planejamento e tenho uma questão.
    O cliente para o qual estou trabalhando solicitou que eu acrescentasse uma milestone com o cronograma já em andamento (sendo atualizado semanalmente). A questão é: Posso fazer isto?
    Caso positivo, terei que gerar uma nova base line? Isto é uma prática usual?

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
  9. Luís, boa tarde.

    Estou tendo uma enorme dor de cabeça por causa da coluna "Schedule % Complete".

    Desenvolvi um cronograma com 15 projetos, que conversam entre si.
    Mas a coluna do "Schedule % Complete" não mostra a realidade. Sei disso pois transferi a distribuição dos recursos para o Excel e fiz a conta manualmente, e no ambiente "Activity Usage Profile" o previsto na curva bate exatamente com o Excel.
    O mais intrigante que quando exporto os projetos para o meu PC particular, ou para o Cliente, a coluna "Schedule % Complete" funciona perfeitamente nesses computadores.

    O que pode estrar acontecendo?

    Versão do Primavera que criou os projetos: 8.3
    Versão do Primavera no meu PC: 8.2
    Versão do Primavera do Cliente: 6.2

    Obrigado Pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esclareça-me, por favor. O Schedule % complete apresenta maus resultados onde?
      o problema é quando importa?

      Eliminar
    2. Luís, desculpe não me apresentar antes. Meu nome é Daniel Machado.

      O Schedule % Complete apresenta os maus resultados no banco de dados em que foi desenvolvido. Atualmente existem 14 pessoas trabalhando nesse banco de dados, e temos acesso remoto.

      E quando eu exporto da empresa e importo na minha residência, e coluna do Schedule % Complete mostra os valores exatos.

      Obrigado,

      Eliminar
  10. Deve ter a ver com a baseline atribuída, já que o Schedule % complete por definição especifica quanto da duração da baseline da atividade foi concluída até o momento. Calculado com base em dados da data atual situa-se entre as datas de início e de término da baseline da atividade.
    Nos PCs que não os do cliente têm a baseline?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos tem a mesma BL.
      Eu imaginava que poderia ser algum Bug.
      O mesmo bug que não deixa digitar a letra "S" no configuração do cabeçalho.

      Eliminar
    2. O erro do S foi solucionado na versão 8.3.2.
      O que me está a contar não é um bug é a demonstração de cálculo realizado de forma diferente do previsto na versão do cliente. Procurei na base de dados de conhecimento e a única coisa que se parece com o que me está a relatar é o seguinte:
      The primary project has a baseline assigned with activity actual dates after the data date.
      O resultado do problema é:
      Activity Planned Value Cost is not equal to (BAC * Schedule Percent % Complete) and differs from spread data.
      A solução apresentada é a seguinte:
      With this issue, there are two ways to correct the calculation for Planned Value Cost to equal BAC * Schedule Percent % Complete:

      Correct the activities in the baseline manually.
      Schedule the Baseline using the Actual Dates scheduling option.
      To correct the activities in the baseline manually, use the following steps:

      With the primary project open, browse to Project, Maintain Baselines.
      Highlight the baseline which has activity actual dates after the data date.
      Select the Restore button.
      Select Yes to the option 'Are you sure you want to unlink the selected baseline(s) from the current project and make them separate projects'.
      Select Close to the Maintain Baseline Window.
      Browse to the Projects View.
      Right-Click the Project which was restored and select Open Project.
      Correct the activities so any actual dates are not after the data date.
      Reopen the primary project, and select Project, Maintain Baselines.
      Select Add and select the option Convert another project to a new baseline of the current project and select OK.
      Select the restored project to convert it back to a baseline (to select the project, select the icon with a green plus).
      Select Close to close the Maintain Baseline window.

      To schedule the baseline using the Actual Dates scheduling option, use the following steps:

      With the primary project open, browse to Project, Maintain Baselines.
      Highlight the baseline which has activity actual dates after the data date.
      Select the Restore button.
      Select Yes to the option 'Are you sure you want to unlink the selected baseline(s) from the current project and make them separate projects'.
      Select Close to the Maintain Baselines Window.
      Browse to the Projects View.
      Right-Click the Project which was restored and select Open Project.
      Browse to Tools, Schedule and select the Options button.
      Select Actual Dates under the grouping for 'When Scheduling Progressed Activities use...'.
      Select Close then select Schedule to schedule the project with the actual dates scheduling option.
      Reopen the primary project, and select Project, Maintain Baselines.
      Select Add and select the option Convert another project to a new baseline of the current project and select OK.
      Select the restored project to convert it back to a baseline (to select the project, select the icon with a green plus).
      Select Close to close the Maintain Baseline window.

      Eliminar
  11. Olá pessoal! Sou novo no site e gostaria de saber se alguém pode me ajudar com um assunto no Primavera P6 Release 7.0 Service Pack 3.
    Preciso destacar algumas colunas no gráfico de Gantt, identificando os meses que tenha o maior índice de chuva (ou seja, os períodos que mais chove no ano, em um determinada região).
    Mais tem que ficar como uma sombra abaixo das barras de tarefas.
    Alguém pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  12. Esta é uma função do Primavera que está um pouco escondida. Na área do gráfico de Gantt clique com o botão direito do rato e selecione Attachmente no menu.

    E depois Curtain  Add Curtain e defina as datas dom período considerado.
    Também neste menu é possivel adicionar um texto explicativo da cortina.

    ResponderEliminar
  13. Olá Luiz, muito obrigado pela informação acima! Entretanto surgiu mais uma questão! Em MS Project há uma opção muito útil, quando você quer destacar algumas barras de atividades como (Civil e Montagem), no mesmo cronograma, simplesmente clica com o botão direito do mouse sobre a barra escolhida e diz para formatar barra, muda-se a cor especificamente daquela barra e pronto. Como posso usar esse mesmo processo no Primavera, pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  14. No P6 esta «facilidade» tem de passar por algum controlo. Em primeiro lugar, deveria começar a usar códigos de atividade para identificar especificamente essas especialidades.
    Essa é a forma de programar as atividades com caraterísticas especiais como responsabilidade, especialidade, etapa ou outro atributo. Usualmente estes códigos devem atribuídos a todas as atividades.
    se tiver estes códigos atribuídos, poderá criar uma barra baseada num filtro por esse código e apresentá-la com alguma cor.
    Estou a pensar escrever um post a explicar como pode fazer issso.

    ResponderEliminar
  15. Isso seria muito bom, pois pelo que você explicou, não é algo tão simples e deve seguir um procedimento para que dê certo, não é isso? De qualquer maneira, vou tentar fazer aqui com sua orientação. Muito obrigado pelo retorno.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Celso,
    Vamos deixar passar o Carnaval e na quarta-feira, 10/2 terá o post sobre esta funcionalidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK Luiz, obrigado! Vou aguardar então, pois não consegui que uma determinada barra fica-se com uma cor diferente das outras.
      Abraço.

      Eliminar
  17. Caros colegas,
    Após exportação ou geração de relatório para arquivo .CSV, algumas datas vêm como texto (não são datas com restrições ou executadas)
    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os campos dos arquivos de exportação em CSV são geralmente em texto. As células «protegidas» ou que não devem ser alteradas são as indicadas com asterisco *. Se necessita de usar os valores como números terá de os converter e, assim, já poderá efetuar cálculos.

      Eliminar