quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Os códigos de atividade no Primavera P6


No Primavera P6, é muito útil poder classificar, filtrar e organizar o cronograma por responsabilidade, fase ou qualquer outro atributo específico do projeto. É por isso que criamos códigos de atividade quando desenvolvemos o cronograma da linha de base.
Figura 1 Note o uso de Códigos de Atividade de Projeto

Há quem prefira desenvolver o código de atividade antes de adicionar qualquer atividade, geralmente logo após o desenvolvimento dos calendários de atividade. Parte do planeamento do projeto é planear o cronograma e planear o cronograma inclui a configuração de como precisará de organizar, classificar e filtrar atividades para apresentação e análise.

Quase sempre uso o código de atividade no nível "Projeto", assim como os calendários de nível "Projeto". Isso ajuda a impedir que o banco de dados para quem se envia o plano (XER) se torne incontrolável. Podem sempre usar configurações quando importam, mas poucos o fazem. O uso do código de atividade no nível de "Projeto" mantém o código de atividade no projeto e não permite que os dados preencham os códigos de atividade "Global", que podem ser alterados por outra pessoa e não se saberia ...
Algumas especificações listam os requisitos de código / categoria de atividade e outras não falam nada deles. Quando planeamos o cronograma, pode ver algumas categorias distintas para as quais seria útil desenvolver códigos de atividade. Geralmente, isso é fase, responsabilidade, tipo de trabalho, sensível ao clima, disciplina técnica para citar alguns. O projeto também pode precisar de categorias como tipo de equipamento, local ou categoria de custo / financiamento. Use o número de códigos / categorias de atividade possível. Também pode criar códigos / categorias de atividade para análise e alterações de pedidos / modificações para uso futuro. (Veja a figura 1 acima).
Figura 2 - Está selecionado o código de atividade Trade

Para desenvolver a estrutura de código de atividade, basta ir a Enterprise / Activity Codes. Pode optar por desenvolver atividades nos níveis Global, EPS ou Projeto. Dependendo do nível selecionado, talvez não tenha nenhum código de categoria / atividade ao qual atribuir valores de código. (Veja a Figura 3). Simplesmente selecione “Modificar” e depois “Adicionar” os códigos / categorias de atividade. (Veja a Figura 4).
Figura 3
Figura 4

Pode também ajustar o número de caracteres e organizar o código / categorias de atividade nessa caixa. Pode voltar e fazer revisões, se necessário. (As revisões aqui entram em vigor imediatamente no cronograma).

Pode fechar a caixa "Definições do código de atividade" e selecionar um código / categoria de atividade ao qual atribuir valores específicos.
Figura 5

Depois de concluir o desenvolvimento da estrutura de códigos de atividade, poderá atribuí-los à medida que adicionar as atividades.
Figura 6 - (note que a fase e a responsabilidade ainda não foram atribuídas. O piso não se aplica a este trabalho)
À medida que adiciona atividades, atribui a maioria dos códigos de atividade. Pode usar a codificação de atividades para classificar, filtrar e analisar o cronograma de empilhamento de equipa ou de recursos e manter as datas-alvo das metas ou o que for necessário. Também pode usar a codificação de atividades para filtrar cada responsabilidade, o que permite a distribuição a subcontratados específicos, juntamente com o cronograma inteiro, para facilitar os processos de revisão e atualização ...
Figura 7 - Filtrado por Mechanical
Se tiver apenas duas equipas mecânicas disponíveis, o uso do código de atividade é bom para mostrar quantas equipas Mech estão agendadas para os mesmos períodos de tempo, para que possa ver que está com excesso de alocação no final de dezembro de 2019 e final de fevereiro de 2020.
Figura 8 - Filtrado por Foundation

O uso do código de atividade é útil para verificar se o calendário correto está atribuído e para quais meses o trabalho está agendado. É melhor saber agora que precisará empregar práticas para clima frio para o trabalho de betão e alvenaria.
Figura 9 - Organizado por Tipo - Filtrado pela Análise 04 para limitar o número de atividades por resumo

O uso de códigos de atividade é útil para organizar pelo código de atividade "Tipo" atribuído. Além disso, basta adicionar um filtro para Duração real, AD> Duração original, OD e é possível ver facilmente que tipo de trabalho foi ou está a demorar mais que o planeado. Pode dar um passo adiante e agrupar o cronograma por "responsabilidade" ou "especialidade" para mostrar melhor as atividades e qual o subcontratado / especialidade é responsável.

Há muitos motivos para atribuir os códigos de atividade à medida que adiciona atividades.
Planeie bem o seu projeto....

Traduzido e adaptado de texto de Paul Epperson em Tensix.com

Sem comentários:

Enviar um comentário