terça-feira, 20 de setembro de 2016

Calendários globais ou de projeto

Uso sempre calendários de projeto em vez dos calendários globais que o P6 dispõe. Porquê? Algumas das regras de agendamento estabelecem que os calendários são definidos para o projeto e que não devem ser utilizados c calendários standard.
Existem razões ponderosas para que os calendários de projeto sejam preferíveis aos globais.
A grande vantagem dos calendários globais é que eles estão disponíveis para todos os utilizadores da base de dados do Primavera P6 Professional e dessa forma todos os utilizadores podem aceder ao calendário global (como parte de um método de projeto). Mas isto é, na realidade uma espada de dois gumes. Outros utilizadores podem não só utilizar este calendário global, mas também tem a capacidade de alterar o seu calendário global. As implicações são que qualquer destas mudanças são aplicadas a todos os projetos que usam este calendário global. Sem aviso. Isto não é bom!
Outra razão para não utilizar calendários globais é que os calendários exportados vão encher a base de dados do cliente recetor. Quando exporta um plano a que está atribuído um calendário global, este calendário é copiado para a lista da base de dados de calendários globais do recetor do projeto importado. É fantástica a velocidade a que a nossa base de dados fica saturada com definições de calendários globais que raramente usamos.
Ainda há outra razão para não exportar calendários globais. Os calendários globais importados com o mesmo nome dos calendários globais residentes no sistema são renomeados. Mas eles herdam, contudo, as propriedades do calendário global que está correntemente no sistema. Assim os seus calendários com o mesmo nome, provenientes de diferentes bases de dados podem não possuir a mesma definição global.

O que fazer?

Sim, é muito bom que o calendário esteja disponível para todos os projetos e para todos os utilizadores da base de dados. Os Calendários Globais parecem ser uma forma a utilizar quando se estabelece uma definição de calendários. Mas temos também razões fortes para definir um calendário limitado ou restringido a um projeto específico.
Os calendários globais não têm a mesma segurança que os calendários de projeto têm: os outros utilizadores podem mudar um calendário global e os planos respetivos que lhes estão atribuídos. Só isto compele os planeadores a definir calendários específicos para cada projeto. Pode ainda «entulhar» a sua lista de calendários globais com calendários que raramente usa. Continuará a ter questões com dois calendários globais com o mesmo nome, mas com diferentes propriedades de datas.

O Primavera P6 Professional parece favorecer os calendários globais pois torna fácil a conversão de um calendário de projeto em global, mas não no sentido contrário. Apesar disto, continua a ser a boa prática recomendada que os calendários são definidos ao nível do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário