quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Constrangimentos dos projetos e o Caminho mais longo

Tradução de post de Ten Six

Se quer otimizar a programação é vantajoso olhar como diminuir a duração de atividades que estão ao longo do caminho crítico. Mas o que fazer se tem um constrangimento de projeto que faz com que seu software de agendamento em qualquer caso mostre caminhos críticos múltiplos ou esconda completamente o verdadeiro caminho crítico?
Declara-se geralmente que uma atividade é fundamental, se não puder ser adiada sem afetar a data de fim do plano. Bem, existem exceções para cada regra. E neste caso, a exceção é que a atividade não pode ser adiada sem afetar a data de constrangimento da atividade, como um 'Finish on or Before’ como data de constrangimento. Aqui, a atividade crítica não causa o escorregar da data de fim do projeto, mas sim uma data de atividade constrangimento intermédio.
Assim, uma atividade crítica pode não estar, necessariamente, sobre o caminho mais longo através da rede. Consulte o blog para uma discussão detalhada sobre o caminho mais longo, para discussões adicionais sobre como Primavera P6 lida com os dois distintos métodos de cálculo do cronograma.
O Project Management Institute do (PMI) “The guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fifth Edition” define o caminho crítico como "a sequência de atividades que representa o caminho mais longo através de um projeto, que determina a duração mais curta possível. As atividades críticas não têm necessariamente de cair ao longo do caminho crítico, ou seja, o caminho mais longo.
Note-se que os termos "caminho crítico" e "caminho mais longo" são muitas vezes utilizados alternadamente. Tecnicamente, no entanto, eles não podem ser o mesmo. O caminho crítico irá mostrar todas as atividades com zero ou menos de folga total, que normalmente contém um caminho através de toda a rede. No entanto, o caminho mais longo é o caminho mais direto ininterrupto desde a primeira atividade no plano até à última, e como tal pode não exibir as mesmas atividades críticas como no caminho crítico.
Isto é importante notar, porque para otimizar ou encurtar sua programação pretende encurtar as atividades que estão no caminho mais longo através da rede. A maioria dos programadores deseja exibir todas as atividades críticas se eles estão no caminho mais longo ou não. Assim, cada atividade que não pode ser adiada sem afetar datas intercalares do projeto definidas ou a data de conclusão do projeto será sinalizada.
Esta é a configuração padrão na maioria dos programas de software de programação, e, em particular, do Primavera P6 Professional. Mas se você esperar para otimizar a programação, então quer se concentrar sozinho no caminho mais longo.

Este artigo descreve como isolar o caminho crítico na Primavera P6 Professional em apoio aos esforços de otimização da programação.


Começamos com um plano de exemplo na Figura 1:
Figura 1
Temos aqui dois caminhos: um seguindo testes experimentais e o outro seguindo modelagem analítica. Estes dois caminhos convergem para análise do modelo, onde os dados experimentais e analíticos são comparados. A configuração de folga total normal em P6 Professional define as atividades críticas como tendo zero ou folga total negativa.
À luz disto, notar aqui que as atividades ao longo do caminho da modelagem analítica têm cada 3 dias de folga total e, por conseguinte, não são críticas. Além disso, as atividades ao longo do caminho experimental cada um tem 0 dias de folga total e são críticos. Mais importante ainda, é evidente que o caminho experimental é o caminho mais longo através da rede, e deve ser onde se concentrar os nossos esforços de otimização.

Efeitos dos Constrangimentos

Veja o que acontece ao nosso plano quando introduzimos um constrangimento que fica fora da lógica natural da data de fim. Figura 2.
Figura 2
De repente, todas as nossas atividades são críticas e parece que temos dois caminhos críticos. Então, como vamos saber onde concentrar a otimização da programação?
Note que não ativámos a opção Multiple Float Path na caixa de diálogo Opções avançadas de agendamento.
Vamos dar mais um constrangimento ao projeto. Veja o que acontece quando se aplica uma constrangimento de projeto que cai para além da lógica de rede, Figura 3.
Figura 3
Desta vez, todas as nossas atividades têm float, e o caminho crítico fica escondido. Mais uma vez, é difícil ver como encurtar o cronograma?
Em ambas as situações, podemos encontrar o caminho mais longo (ou caminho crítico), alternando as opções de agendamento "definem atividades críticas como ..." configuração padrão para a configuração caminho mais longo, a Figura 4.
Figura 4

Demasiados Caminhos

Agora quando parece que temos demasiados caminhos podemos procurar e mostra o verdadeiro caminho mais longo, utilizando a configuração de Longest Path.
Figura 5
Observe na figura que todas as atividades ao longo do caminho mais longo (mostrado em vermelho) têm folga total de menos de 3 dias. Atividades com folga zero total, que normalmente são definidas como atividades críticas por padrão, não são exibidos em vermelho porque eles não estão ao longo do caminho mais longo. Aqui apenas as atividades do caminho mais longo são definidas como críticos, independentemente de folga total.

Caminhos Escondidos

Quando todas as atividades têm fo9lga e o caminho mais longo (ou o caminho crítico) fica escondido, use a configuração de longest path para mostrar o caminho mais longo.
Figura 6
Neste exemplo, a folga total de atividades ao longo do caminho mais longo é 1-dia. Usando o padrão de folga total para definir essas atividades com folga total de 1 dia elas seriam normalmente definidas como não-críticas. Mas, sob o caminho mais longo definido eles são críticos, independentemente da sua folga total. Outras atividades não relacionadas com o caminho mais longo tem folga total de 4 dias. Mais uma vez, o fator determinante é o seu caminho e não a sua folga total.

Em Conclusão

O que aprendemos com o caminho mais longo? Bem, quando está no processo de otimizar a programação deseja definir as opções de agendamento para caminho mais longo, porque isto é particularmente útil para encurtar as durações que têm muitas atividades.

Mais uma vez, a opção do caminho mais longo define todas as atividades críticas como sendo aquelas que estão ao longo do caminho mais longo. Mais tarde, quando a programação está otimizada pode definir as opções de agendamento para estabelecer as atividades críticas como tendo folga total de zero. Desta forma, irá marcar todas as atividades do caminho mais longo e todas as atividades acima de encontro a uma data de atividade constrangimento provisório. Assim, todas as atividades em perigo de atrasar, tanto datas de constrangimento intermediários ou a data de fim do projeto são sinalizadas.
Finalmente, certifique-se de documentar qual a opção de agendamento que escolheu (caminho mais longo ou folga total) para a sua programação antes de enviá-lo para as partes interessadas no projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário