quinta-feira, 12 de abril de 2012

A WBS (Work Breakdown Structure) em P6


Cada projecto tem a sua hierarquia própria de WBS com o elemento de nível superior WBS a ser igual ao de cada nó da EPS ou projecto. Cada elemento da WBS pode conter níveis mais detalhados ou actividades ou ambos.

Uma WBS é uma hierarquia do trabalho que deve ser feito para concluir um projecto e define um produto ou serviço a ser produzido. A WBS é estruturada em níveis de detalhe de trabalho, começando com o produto final em si, e então é decomposta em elementos de trabalho identificáveis.
Ao criar um projecto, o gestor de projecto desenvolve primeiro a WBS, atribui documentos para cada elemento da WBS, e, em seguida, define as actividades para realizar o trabalho do elemento. Para além das tarefas de documentação e atribuição da actividade, cada elemento da WBS tem também um calendário atribuído, configurações específicas de cálculo valor ganho e um elemento da OBS definido como responsável por todo o trabalho incluído no elemento da WBS.
 

Usar a WBS para planeamento de alto nível

O uso da WBS nas etapas de planeamento de um projecto é benéfico para a sumarização de dados ainda não associados com os projectos.
A hierarquia da WBS pode conter datas previstas, os orçamentos previstos e valores de resumo. As informações financeiras são usadas ​​de forma intermutável entre os projectos e seus elementos de WBS, assim pode usar os valores de orçamento pré-estabelecidos e informações de financiamento definidas para elementos WBS imediatamente para o seu projecto e actividade respectivas. O orçamento e o plano de despesa podem ser os únicos a representar os dados financeiros para o nível WBS, ou podem reflectir os dados do orçamento de distribuição estabelecidos para o projecto. A informação de sumário pode ser agrupada para qualquer nível WBS que especificar.
 

Usar milestones ponderadas na WBS

O P6 oferece vários métodos de calcular o desempenho da percentagem de conclusão. Um dos métodos é atribuir milestones ponderadas ao nível da WBS. Para cada elemento da WBS seleccione a opção de WBS Milestones Percent Complete no separador de Earned Value, e de seguida defina tantas milestones quantas necessitar e atribua a cada uma um nível de importância ou peso.
Conforme o progresso se realiza vai marcando a conclusão das milestones respectivas e o P6 Professional calcula a performance da percentagem de conclusão do elemento da WBS com base no seu peso, independentemente das actividades de mais baixo nível.
Há assim mais do que um meio de acompanhar de forma física a realização de um projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário