quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mais sobre as Atividades Level of Effort em Primavera P6

As atividades Level of Effort (LOE) são utilizadas normalmente para definir um esforço que por si só não gera um resultado final, mas incorre no uso de recursos / custos para o projeto. Itens como gestão, higiene e segurança realizam-se todos os dias e usam os respetivos recursos, mas não estão no caminho crítico. Estes custos indiretos geralmente não são irrelevantes. Estes esforços podem significar uma importante parte do projeto, ou mesmo de todo o ciclo de vida. Estão também associados a outras atividades no projeto.

A modelagem destes esforços e custos de forma individual através da atribuição de recursos para todas as atividade, é proibitivo. Então, como é que facilmente podemos definir o esforço destas tarefas ao longo do ciclo de vida do projeto? Bem, o Primavera P6 tem as atividades do tipo Level of Effort para ajudar a modelar este tipo de trabalho de uma forma sem grande necessidade de manutenção, e que não interfere com o caminho crítico.

Vamos ver como modelar custos indiretos e de gestão administrativa que estão associados com o projeto, e que podem abranger parte ou a totalidade da duração do projeto.
 

Contabilização de Custos

As empresas têm diferentes formas de contabilização de custos administrativos. Os Guias de estimativa de custos, como o RS Means, colocam o overhead e os custos de lucro diretamente na taxa de pagamento padrão para cada um destes recursos. O Primavera P6 permite que você faça um item de linha para os custos administrativos e de gestão do projeto utilizando atividades LOE.

O Primavera P6 também permite distribuir estes custos, quer igualmente entre as tarefas do projeto ou com algum tipo de curva definido. Os custos de gestão de projeto são geralmente uniformes ao longo do ciclo de vida do projeto, enquanto os custos administrativos podem seguir uma curva em forma de sino. Ambas estas formas de distribuição podem ser modeladas em Primavera P6.
 

Esforços de Gestão de projeto e administrativos

A figura 1 mostra um projeto com atividades dependentes quatro Tarefa A, B, C, e D com relações normais de Finish-to-Start. Cada uma destas atividades são mostradas nos gráficos Gantt como barras vermelhas, o que indica que estas atividades estão no caminho crítico. Além disso, também vemos na Figura 1 duas barras do gráfico de Gantt adicionais: uma especificando o esforço de gestão de projeto e a outra os indiretos administrativos. Observe que, embora tanto a gestão de projetos como os custos administrativos abranjam toda a extensão do projeto não estão no caminho crítico, que é mostrada em vermelho.

clip_image002
Figura 1

Quer as atividades de gestão de projetos como a de recursos administrativos são predecessores para a primeira atividade A com uma relação de Start-to-Start e ambos são sucessores para a última tarefa D com uma relação de Finish-to-Finish, ver Figura 1. O que distingue a gestão de projetos e recursos administrativos de outras atividades é que eles têm um tipo de atividade de Level of Effort. Isto indica que eles não produzem resultados diretamente e, por conseguinte, são custos indiretos. Eles são, no entanto, os esforços que de toda a forma geram custos que precisam ser contabilizados.

Porque estas atividades de Level of Effort estão ligadas tanto à primeira atividade A como à última D ambas irão aumentar e diminuir em correlação direta com a expansão e / ou contração do caminho crítico do cronograma de projeto. Esta conexão de cada atividade Level of Effort para a primeira atividade e última atividade levou à designação dessas atividades que estão sendo chamados de ‘hammocks’. Como um exercício, tente aumentar a duração de qualquer atividade no caminho crítico. Note-se que a duração das atividades Level of Effort aumenta automaticamente em correlação com a duração do caminho crítico quando o projeto é calculado.
 

Curva de Distribuição do Esforço

O que delineia o esforço de gestão de projetos do esforço administrativo, além da taxa de pagamento por hora, é que o custo de gestão de projetos é uniforme ao longo do projeto, enquanto, os custos administrativos, neste exemplo provavelmente, irão seguir uma curva em forma de sino. Como descrever a distribuição não uniforme dos custos administrativos? O Primavera P6 permite associar uma curva com o esforço. Observe na Figura 2, que o separador Recursos dos detalhes do fundo tem uma coluna de curva para definir a curva do esforço.

clip_image004
Figura 2

Faça um clique da esquerda na célula Curve para ver a lista das curvas disponíveis, Figura 3.

O Primavera P6 permite que defina a sua própria curva, mas para o propósito deste projeto vamos selecionar a Curva Bell Shaped.

clip_image006
Figura 3´

Para ver a curva de custos administrativos em distribuição em Bell, selecione o ícone de Resource Usage Profile para alterar o painel inferior de detalhes.

clip_image008
Figura 4

Assegure-se que estão definidos os recursos do projeto corrente. Selecione Administrative da lista de Recursos. Defina, também, a escala de tempo do gráfico de Gantt para Week / Day. Selecione depois Project Management da lista de nomes de recursos e verifique que a curva é uniforme, Figura 5.

clip_image010
Figura 5
 

Em conclusão

Descrever as atividades que não produzem diretamente resultados e que se expandem e contraem com o caminho crítico é difícil de fazer em alguns programas de software de gestão. O Primavera P6, no entanto, tem o tipo de atividade Level of Effort que permite modelar os custos indiretos que se estendem na vida útil do projeto. Ela também é capaz de mostrar a expansão e contração do esforço na etapa com o crescimento ou redução da duração do caminho crítico.

O tipo de atividade Level of Effort é uma aparentemente pequena característica que se torna muito importante. Esta é mais uma razão pela qual Primavera P6 é muitas vezes escolhido como o sistema de planeamento de escolha, especialmente quando se faz a integração com sistemas de EVM.

Traduzido de Tensix

Sem comentários:

Enviar um comentário