sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As Datas Planeadas (Planned Dates) em Primavera P6

O Primavera P6 tem alguns campos de data que são muitas vezes incompreendidos. Não deve existir um campo mais estranho do que a data ´’planeada’. Ora vejamos, existirá sempre um início previsto e uma data de fim planeadas em associação com cada atividade.

Num cronograma sem progresso (ou o que tradicionalmente se chama de "plano base") o seguinte é sempre verdadeiro:

  • Planned Start = Iniciar
  • Planned Finish = Concluir

Mas quando o progresso é registado, no entanto, isto deixa de ser verdade. As datas previstas não irão refletir as datas reais. O Primavera P6 mostra datas reais nas colunas de início e fim, tornando mais fácil ver quais as atividades que tem progresso sem ter que adicionar colunas de início real e fim real.

Aqui é onde fica interessante. Alterar a data programada para o início ou fim planeados numa atividade sem progresso vai alterar as datas de início e fim e também mover a barra no gráfico de Gantt. As regras são:

  • Alterar o Início Planeado altera a data de início, mesmo que o início planeado seja antes da data de início original
  • Alterar o Fim Planeado move a data de fim e muda a duração original para adequar
  • Mudando a Data de Início e Fim Planeadas irá mover o início e fim em conformidade
  • Não há outras atividades que sejam afetados por alterações nas datas planeadas de uma atividade.

Nada disso vai acontecer, no entanto, se a opção “Schedule automatically when a change affects date” esteja selecionada. Isso ocorre porque o cronograma do projeto apaga as alterações feitas nas datas planeadas sempre que calcula. Estas não são restrições, apesar de tudo. A lógica nunca foi modificada. O que pode parecer que as Datas Planeadas são um truque cruel.

Criamos a lógica por uma razão. Mover barras numa folha não é programar. A lógica é suposta determinar datas. Alguns constrangimentos ficam bem - embora alguns Clientes sejam inflexíveis em não ter nenhum - contanto que eles não causem uma interrupção no caminho crítico. Adiar o início de uma atividade crítica, obviamente, não faz sentido.

Note que se alterar a Data Planeada de Início ou de Fim numa atividade com o progresso, nada acontece. As datas Planeadas não vão mudar.

A alteração das datas planeadas, realmente, é uma má ideia. Mas vamos assumir que todos concordamos que algumas das datas num plano não estão certas. Então vamos gerir as datas usando as colunas planeadas e, em seguida, criar um plano base. Usamos a baseline como um guia para, em seguida, modificar a lógica e as durações para cumprir as novas datas. Mais ou menos como traçar um desenho em papel vegetal.

Sem comentários:

Enviar um comentário