terça-feira, 26 de maio de 2015

Pontos negativos do Lag Negativo

Procura maneiras de acelerar o cronograma? Para acelerar o cronograma - «crashing» - pode empregar vários métodos, mas normalmente usam-se atividades que estão agendadas em série e executam-se todas ou algumas em paralelo para encurtar o ciclo de vida planeado para o resto do projeto.

Se quiser encurtar o cronograma de acompanhamento - «fast tracking» -, então deve considerar a utilização de atrasos ou desfasamentos negativos, estes últimos também conhecidos como 'leads'.

clip_image001

A pergunta que devemos responder é se os desfasamentos de ligações «leads» são um método correto de encurtar o projeto?
Ambos os métodos, tanto leads como os lags podem ter um impacto significativo sobre a dimensão do cronograma. Um lag é um tempo de espera entre as atividades predecessoras e sucessoras. As aplicações típicas de lag incluem relacionamentos Finish-to-Finish, Start-a-Start e, Finish-to-Start. As ligações são a quantidade de tempo que um segundo (sucessor) da atividade pode começar antes da conclusão da primeira (antecessor) atividade. Leads são geralmente aplicados entre as atividades com uma relação Finish-to-Start. A intenção de leads é colocá-lo à frente do cronograma ou para encurtar o cronograma.

Contudo por mais bem-intencionada que seja a inserção de um lead na programação, estes são muitas vezes desencorajados pela maioria das orientações de agendamento, nomeadamente, a da Defense Contract Management Agency (DCMA) nas suas diretrizes de avaliação de 14 pontos. A questão permanece, quais são as desvantagens de usar leads e por que razão muitos profissionais e especialistas desencorajam o seu uso?

 

Leads e Resultado

Os leads são particularmente úteis para as atividades com longa duração. A pergunta a fazer é se uma rígida ligação em FS é requerida entre duas atividades ou se a segunda tarefa pode começar antes da primeira tarefa terminar? Um exemplo simples é a instalação de tubagem de água no subsolo.

clip_image003

Quando, faltam ainda fazer 7 dias de escavação da vala os montadores de tubagens podem começar a instalar da tubagem. A principal questão neste caso é a certeza de que a duração da equipa de montagem é menor que a da equipa de escavação. Uma equipa de montagem de tubagem com uma produção mais rápida criaria uma situação ilógica, onde a segunda atividade no relacionamento FS realmente se concluiria antes da primeira. Claro, isso é completamente irracional e não vai acontecer. O que vai acontecer é que a equipa de montagem da tubagem terá de suspender o trabalho e ter tempo de inatividade enquanto a escavação da vala se esforça para ir em frente. Isto resulta assim num ineficiente resultado do agendamento.

 

A Natureza preditiva do Lead

Um lead ou lag negativo indica que uma atividade sucessora pode iniciar-se num período de tempo antes da atividade antecessora estar completa. Com leads começa-s uma atividade com base no final previsto da conclusão de outra atividade. Portanto, estamos a decidir a conclusão prevista de um âmbito de trabalho predecessor para iniciar uma atividade sucessora.

O problema é que na realidade é muito difícil ser capaz de prever o efeito de uma atividade ou extensão de trabalho, a ligação do início de outra atividade com base nesta previsão de final não é uma boa prática de programação. Novamente, para o relacionamento Finish-to-Start com lag negativo estamos a dizer que a atividade sucessora pode começar um período de tempo antes da predecessora estar 100% concluída.

Para clarificar o problema deve olhar para ele desta forma; está a ligar e iniciar atividades com base no futuro e previu para isso o 100% de conclusão do predecessor. Então está a decidir iniciar uma atividade com base numa situação de atividade futura, o que não é o ideal.

 

Lags ou esperas

É muito mais simples compreender um desfasamento do que uma ligação negativa a uma predecessora. É mais fácil dizer que uma atividade sucessora começa 4 dias após o predecessor. Dizer, como no caso de ligações lead que uma atividade sucessora começará um número estimado de 7-dias antes da conclusão de uma atividade antecessora é confuso, no mínimo. Isso não quer dizer que desfasamentos – lags - correm sem problemas. O Start -to- Start com desfasamento positivo entre antecessora e sucessora, em particular, tem problemas. Dizer que 4 dias após o início da escavação de valas os montadores de tubos podem começar a instalação do tubo também traz problemas.

A base para iniciar a instalação da tubagem não depende da conclusão total de um âmbito de trabalho da escavação de vala, que é o que você pretende com o desfasamento. E se a equipe de escavação não é muito produtiva e, portanto, depois de 4 dias de escavação eles não criaram espaço suficiente para os montadores de tubagens trabalharem na instalação? É melhor dizer que uma vez que as escavadoras concluíram um escopo conhecido de trabalho, por exemplo, a escavação de 30 metros de vala, de seguida, os montadores de tubagens poderão iniciar a instalação dos tubos. Neste caso, escavar 30 metros de vala é a antecessora e os sucessores em paralelo são a escavação restante e instalar a tubagem.

Os lags funcionam bem quando descrevem um absoluto. O desfasamento mais usado "cura de betão" funciona bem num cronograma por que o betão toma uma quantidade conhecida de tempo para curar; e é aplicada após a finalização da atividade de betonagem, um âmbito de trabalho conhecido. A instalação de betão é um relacionamento Finish-to-Start com um desfasamento positivo. Mais uma vez, trabalha bem porque o desfasamento e a atividade sucessora são dependentes da conclusão de um âmbito de trabalho conhecido.

A relação Finish-to-Finish com um desfasamento positivo também funciona bem, porque o lag e a atividade sucessora são dependentes da conclusão de um âmbito de trabalho conhecido. Portanto, criar o cronograma de tal forma que a atividade sucessora é associada a uma área conhecida e concluída de trabalho está bem, pois não é o futuro estimado de conclusão de um âmbito de trabalho, mas um âmbito completo de trabalho.
 

Em Suma

É simples entender os desfasamentos, mas ambos lags e leads podem não ser a melhor maneira de definir as relações entre as atividades num plano. É melhor para as atividades sucessoras basearem-se na conclusão de uma atividade de trabalho conhecida.

Em seguida, pode prosseguir com o trabalho de suas atividades em paralelo para acelerar a sua programação. Mas, para iniciar uma atividade sucessora após um período de tempo de trabalho na predecessora não vai garantir que tenha sido feito progresso suficiente com sucesso para permitir prosseguir com a atividade sucessora. E certamente não quer basear a atividade sucessora numa futura conclusão estimada de âmbito predecessor de trabalho. Isto não oferece a transparência que é requerido para um cronograma eficiente.

Se for possível criar o cronograma de tal forma que as atividades sucessoras são iniciadas com base no âmbito antecessor de trabalho concluído, como no caso de um Finish-to-Start com desfasamento positivo ou com um desfasamento positivo em Start-to-Start. Assim o cronograma irá oferecer a transparência e a eficácia necessárias para uma bem-sucedida Implementação. Vai evitar as ineficiências das equipas mobilizadas a ter que esperar que as atividades predecessoras sejam concluídas com margem suficiente de trabalho para a execução de sua atividade sucessora.

Baseado em TenSix Consulting

Sem comentários:

Enviar um comentário