quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Para reduzir o Caminho Crítico

Os Gestores de Projeto estão constantemente sob grande pressão para concluir o projeto no menor espaço de tempo possível. É, portanto, imperativo quese familiarizem com as técnicas básicas para encurtar o caminho crítico e as muitas e diferentes formas de fazer isso.

Um dos principais benefícios dos gráficos de Gantt é que eles apresentam todas as atividades que estão ao longo do caminho crítico (mostradas em vermelho). Estas são atividades cuja duração não pode ser adiada sem o efeito negativo de atrasar todo o projeto. Existem situações em que uma atividade crítica, devido talvez a alguma restrição, não está no caminho mais longo e, portanto, não vai atrasar todo o projeto.

Por conseguinte, o caminho crítico determina o comprimento total do projeto. Se puder encontrar uma maneira de encurtar o caminho crítico o projeto vai acabar mais cedo e as partes interessadas no projeto ficarão mais felizes. Daí o esforço para encurtar o caminho crítico não possa ser ainda mais enfatizado.

Quando começamos o esforço para encurtar o caminho crítico é preciso manter o foco o impacto possível sobre a qualidade, o âmbito e a duração do projeto. O ideal é que a qualidade e o âmbito sejam iguais ou aumentem e o tempo e para concluir diminua. A vida, no entanto, no mundo da programação em geral não é tão ideal. O encurtamento do caminho crítico decorrerá com trade-offs e você terá que determinar tanto os efeitos positivos como negativos sobre o projeto. Acompanhe este blogue conforme discutimos as técnicas de encurtamento do caminho crítico e aperfeiçoamos nossas capacidades neste importante esforço de gestão de projetos.

Os efeitos dos métodos para encurtar o caminho crítico são apresentados na Tabela 1.

 

Método

Qualidade

Âmbito

Tempo

1

Torne paralelas atividades sequenciais

-

-

¯

2

Torne as dependências sequenciais em dependências parciais

-

-

¯

3

Adicione recursos

?

_

?

4

Diminua as estimativas de duração

?

-

¯

5

Diminua os intervalos (lags)

?

-

¯

6

Decomponha as atividades de longa duração

-

-

¯

7

Diminua o âmbito

¯

¯

¯

Tabela 1 - Efeitos dos Métodos de Encurtar o Caminho Crítico

Observe a legenda. O símbolo '?' na legenda significa que o efeito é desconhecido, e você terá de analisar a situação particular para determinar o impacto. Estes métodos não estão, necessariamente, listados por ordem de preferência. Apesar de um, dois, e seis serem definitivamente as abordagens mais favorecidas.

 

Criar caminhos paralelos a partir de caminhos sequenciais (Fast Tracking)

Muitas vezes o maior resultado decorre de mudar atividades em série para atividades em paralelo. Portanto, procure as relações sequenciais que não são necessárias. Muitas vezes os programadores irão definir duas atividades numa relação de fim para início (FS) porque assumem que a atividade sucessora é realizado pela mesma equipa que trabalha na atividade predecessora. Isso pode de fato não ser assim, caso em que pode ter uma dependência suave no máximo. E pode agendar as duas atividades concorrentemente, e assim que são realizadas em paralelo.

Realização de atividades de dependência suave em paralelo em vez de as realizar sequencialmente pode ser uma enorme poupança de tempo. Isto é conhecido como tracking da programação rápida. Um exemplo simples, a Figura 1, é que instalar as Janelas e Instalar as portas são atividades que não precisam ser sequenciais, executando numa dependência início com início (SS) faz sentido.

clip_image002

clip_image004

Particularmente, se houver, as equipes de recursos separadas para as duas atividades e não houver problemas com as equipes de recursos competindo por espaço de trabalho.

Aqui, a qualidade e o âmbito de aplicação não serão afetados e a possível redução de tempo é significativa.

 

Torne as dependências sequenciais em dependências parciais (Fast Tracking)

Alterar uma dependência sequencial para uma dependência parcial só é possível se você não tem uma rígida relação FS entre as duas atividades. Num relacionamento rígido FS você afirma que a atividade sucessora não pode começar até a conclusão total da atividade predecessora. Um exemplo clássico é a sua atividade antecessora ser Fazer Fundação e a atividade sucessora ser Instalar Cofragens nas paredes, Figura 3.

clip_image006

Deve ter terminado com as Fundações antes que possa começar a instalar cofragens das paredes. Mas então o que se passa com as atividades Cavar Vala e Instalar Tubagem para uma instalação de tubulação subterrânea. Cavar Vala é o antecessor óbvio e colocar a tubulação é o sucessor. Agora sabemos que deve completar escavação de valas antes de concluir a Instalação da tubagem. Mas deve a atividade Cavar Vala ser completamente feita antes do início da atividade Instalar Tubagem? A resposta é não. Pode então alterar as dependências sequenciais em dependências parciais. Isto, mais uma vez, é referido como fast tracking do cronograma.

A recomendação é que coloque uma relação de início-a-início entre o predecessor cavar trincheiras e sucessor estabelecer instalar tubos com um desfasamento positivo sobre o sucessor Instalar Tubagem, Figura 4.

clip_image008

Aqui, o desfasamento é o tempo de espera (3D - três dias) entre o início de uma atividade de antecessora e o início da sucessora. Usando o lag permite atrasar a atividade Instalar Tubagem vários dias até que haja espaço suficiente na trincheira para prosseguir com a instalação dos tubos. Note que há um problema de rede aberta com a dependência parcial SS, que é discutida aqui.

Outros recomendam mudar a relação FS pela adição de um lag negativo. (Outro nome para lag negativo é lead.) Então você ajustar seu relacionamento FS, adicionando um atraso ou lead negativo, figura 5.

clip_image010

Se prefere usar desfasagens negativas, deve usá-las com moderação. E devo adverti-lo de que muitas agências governamentais e empresas de engenharia proíbem o uso de desfasagens negativas e, portanto, não aprovarão o plano se os incluir.

Geralmente fazer dependências sequenciais dependências parciais não terá impacto sobre a qualidade ou o escopo, mas vai reduzir tempo. Ótimo! Isto é o que queremos.

 

Adicionar Recursos (Crashing)

Adicionar recursos adicionais a uma atividade, que é denominado como ‘crashing’, é uma maneira de reduzir o tempo da atividade sem sacrificar o âmbito. Este processo irá aumentar o custo, porque a economia de tempo de uma atividade encurtada geralmente não resulta numa economia de custos de recursos comparáveis para compensar o custo adicional de recursos adicionais. Assim, com ‘crashing’ seu tempo supostamente vai para baixo, mas o seu custo, muito provavelmente, irá aumentar.

Outros argumentam que você pode até não obter a economia de tempo que você esperava. Eles dizem isso porque os recursos adicionais podem não ser tão proficientes, exigirão a formação de trabalhadores mais qualificados. Portanto, há uma curva de tempo inicial para novos e / ou desconhecidos trabalhadores para se tornarem produtivos. Isso resulta numa inicial desaceleração na esperança de ganhar tempo, mais tarde, e isto pode não acontecer.

Outra consideração importante antes de fazer ‘crashing’ a uma atividade é o espaço de trabalho. Será que tem espaço de trabalho suficiente para todos os trabalhadores adicionais para serem produtivos e, realmente, aumentar a produtividade da equipa?

Considere também cuidadosamente o que é conhecido como a lei dos rendimentos decrescentes quando se faz a adição de recursos. Este é a situação onde adicionando mais e mais recursos resulta em cada vez menos e menos impacto no projeto e chega a um ponto em que adicionar mais recursos pode não melhorar a produtividade pode até reduzir. Isso pode ser causado por problemas de comunicação aumentadas com equipas maiores ou outros fatores, como espaço de trabalho acima descrito.

Aqui a economia de tempo é questionável. O efeito do uso de recursos sem formação faz com que a qualidade seja questionável. O âmbito de aplicação, no entanto, não deve ter nenhum impacto. Muitas vezes a reação instintiva de um gestor de projeto é adicionar recursos para comprimir o cronograma, mas isso simplesmente não é a primeira melhor opção, como descrito acima.

 

O que mais procurar?

Em vez de adicionar recursos olhar para estas possibilidades economia de tempo adicionais:

Reveja as durações estimadas de atividades críticas. Talvez, o planeador tenha "acolchoado" a duração prevista da atividade. Padding é quando o estimador acrescenta tempo extra para uma atividade, porque não tem informações suficientes para fazer uma estimativa precisa. Diminuindo as estimativas de duração beneficia o tempo de planeamento, mas pode afetar a qualidade e, talvez, até mesmo âmbito.

Reveja as durações estimadas de desfasagens no caminho crítico. Mais uma vez, desfasagens são tempos de espera entre as atividades, tais como o tempo para deixar uma cura de concreto na fundação antes de instalar as paredes na fundação. Talvez, não precisa de uma semana para o seu concreto curar antes de iniciar sua atividade sucessora. A vantagem é a redução do tempo, mas, talvez, à custa da qualidade. O âmbito não é afetado.

Olhe para tarefas críticas com duração extremamente longa. Estes podem ser divididos em tarefas menores e algumas destas atividades resultantes mais pequenas podem ser otimizadas, realizando-as em paralelo. Idealmente, isso não deve afetar a qualidade e âmbito, mas, possivelmente, reduzirá o tempo.

Olhe para o âmbito do caminho crítico do projeto. São todos os resultados necessários ou alguns produtos podem ser removidos e, por conseguinte, as atividades eliminadas do caminho crítico? Naturalmente, o que reduz o âmbito e, por conseguinte, a qualidade, a economia de tempo, mas pode ser significativo e de importância primordial. O processo difícil de tomar a decisão de cortar ramos de árvores, mas se eles são um peso morto têm que ir. E isso só pode salvar a árvore e / ou projeto.
 

Em suma

Encurtar o tempo do plano, uma das três variáveis da restrição tripla do Tempo-Custo-Qualidade, é uma grande responsabilidade do gestor do projeto. Sim, o tempo é uma das principais variáveis a partir do qual medimos o sucesso do projeto. Um gestor de projeto que é hábil em compressão de cronograma vai ter sempre trabalho.

Em geral, a melhor maneira de reduzir a programação é ajustar atividades realizadas em série, de modo que eles serão executadas em paralelo. Se isto não pode ser feito na totalidade, pelo menos pode ser bom para fazer isso em parte.

Tornar dependências sequenciais em dependências parciais é também uma técnica favorável de compressão do cronograma. Com este objetivo em mente, pode querer olhar para dividir atividades de duração particularmente longa em várias atividades. Você pode determinar que algumas dessas atividades mais curtas podem ser executadas em paralelo, no todo ou em parte.

Embora o crashing do cronograma adicionando recursos seja um método popular de compressão de cronograma não é uma das melhores abordagens. Os custos, muito provavelmente, aumentarão. A qualidade pode deteriorar-se e pode nem sequer obter qualquer economia de tempo. Portanto, recomendamos que você se familiarize com algumas das outras abordagens de compressão do cronograma.

1 comentário:

  1. Planning Engineer is a specialized website in construction management,
    project management, primavera p6, project scheduling, online courses,
    planning engineer, project management, construction management, project schedule,
    oracle primavera and primavera course.

    ResponderEliminar