quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Utilizar Activity Steps

Os Activity Steps oferecem um meio de decompor as atividades em unidades mais pequenas e acompanhar a conclusão destas unidades. Não tem limite o número de passos que podem ser atribuídos a uma atividade.

Os Activity Steps oferecem várias vantagens. Uma, pode quebrar uma atividade complexa numa série de, bem, passos que melhor descrevem o âmbito do trabalho. O nome da atividade não precisa ter uma grande quantidade de detalhes, porque os passos oferecem uma explicação adicional. Duas, torna-se muito mais fácil atualizar uma atividade complexa com passos, porque em vez de tentar chegar a uma percentagem concluída para a tarefa global, cada passo é atualizado individualmente, gerando assim uma percentagem do total concluído.


Terceira, os Activity Steps não requerem lógica por isso é uma ótima maneira de controlar o trabalho que não pode ser facilmente sequenciado. Digamos que existem várias unidades de tratamento de ar no edifício e lhe foi dito que apenas um será instalada num momento devido à mão de obra disponível. Mas não se sabe a ordem na qual as unidades vão ser instaladas. Sem problemas. Podemos listar os Unidades como Passos; o trabalho não pode prosseguir fora da sequência uma vez que não existe uma sequência pré-definida.

Para utilizar Steps devemos primeiro dizer P6 que estamos a planear usar passo. Isso é feito na janela detalhe de Projetos, sob o separador Calculations:  



Esta caixa de seleção está normalmente desmarcada por omissão quando um novo projeto é adicionado à base de dados por isso é muito importante selecionar de imediato. Em seguida, as atividades que utilizarão passo deve ter "Physical Percent Complete Type: 



Note que em outras atividades no projeto pode ainda usar "Duration" ou "Units" como % Complete Type. Agora estamos prontos para adicionar Passos a uma Atividade. Na próxima tela adicionei uma série de passos para a atividade de Construção Muro de Retenção: 



Cada passo tem atribuído um escalão de peso, que então determina o percentual do escalão de peso. O total de todas os passos será igual a 100% automaticamente. As colunas mostradas acima não aparecem num layout típico por isso será necessário adicioná-los clicando com o botão direito no separador Steps. Vai encontrá-los na categoria General das colunas.

Ao atualizar uma atividade com passos deve primeiro registrar uma data real de início. A coluna Step % Complete é usado para atividades que tenham iniciado, mas não estão completos. Caso contrário, marcando a caixa Concluído fecha o Passo.
Se espera vir a usar as mesmas etapas em outras atividades (ou outros projetos), então é uma boa ideia criar modelos de Activity Steps:


Esses modelos podem então ser inseridos no separador Activity Steps.

Talvez a única desvantagem do uso de Activity Steps é que os nomes dos Steps não podem ser exibidos na tabela de atividades - apenas o número de Passos - por isso uma impressão não transmite tanta informação quanto o que é visível no separador Steps. Ainda assim, eu vejo os Steps como algo utilizado pelo planeador para realizar o status de atividade com maior precisão.

Tradução a partir de Bill Peppon

Sem comentários:

Enviar um comentário