quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como sabemos quando usamos um Constrangimento ou um Lag?

Qual será a melhor escolha para cada situação – o constrangimento ou o lag?

Esta pergunta surge muito quando se treina com o P6. Nem todas as relações são iguais quando se trata de planear um projeto. Fatores externos e internos podem impor desafios que os planeadores têm de enfrentar logo que possível! Não existe uma regra específica que diz que quando usar um constrangimento ou um lag numa atividade, mas com base no que cada um faz, podemos fazer uma suposição acertada.
Primeiro, vamos falar sobre os constrangimentos.

As restrições podem ignorar a lógica da rede das atividades, se necessário, para atender a requisitos definidos. Desta forma, as limitações podem afetar negativamente a programação dol projeto se não concluir as atividades antecessoras no prazo.




Constrangimentos

Os Constrangimentos são definidos no P6 para especificar uma data ou um momento em que uma atividade pode começar ou terminar. Também podem ser impostas Restrições a todo o projeto. Os constrangimentos podem ser considerados como "regras" - são concretos no cronograma. As restrições são impostas por forças externas, como um atraso na entrega de materiais ou uma data que uma das partes interessadas exige para que o projeto seja concluído. Os constrangimentos têm melhor utilização em etapas, mas também podem ser usados em atividades individuais. A regra de ouro é que quanto menos restrições usar, melhor.

Pode atribuir dois constrangimentos a uma atividade se ela só pode ser concluída num período de tempo específico. Por exemplo, se um site está disponível apenas a partir de 01 de fevereiro a 14 de fevereiro para uma atividade de 5 dias, você pode atribuir um constrangimento "Before or After" para 01 de fevereiro e um constrangimento de "Finish or Before" para 14 de fevereiro para ter a atividade concluída entre estas datas.

Visão Geral dos Constrangimentos

  • Os constrangimentos são utilizados para definir datas que devem ser alcançadas num plano.
  • Os constrangimentos afetam diretamente a atividade onde forma definidos e daí, indiretamente, o predecessor e o sucessor das atividades.
  • Utilize constrangimentos em atividades milestones para definir deadlines.
  • Os constrangimentos são semelhantes a «regras» que não podem ser mudadas
  • Não atribua muitos constrangimentos ou a rede lógica deixa de funcionar.

Lags, por outro lado, não estabelecem datas específicas. Em vez disso, pode definir um atraso ou um tempo de espera para uma atividade predecessora ou sucessora. Se você digitar um número positivo, você vai atrasar a atividade sucessora pelo número de dias especificado. Em contraste, se você digitar um número negativo (lead), você vai reduzir o período de tempo entre a atividade e o seu antecessor. [1]

Os Desfasamentos são normalmente impostos por forças internas. Por exemplo, um atraso pode ser devido ao tempo necessário para a secagem do betão colocado. Estas são forças que são impostas, devido à natureza da atividade, e não por uma força externa. Neste exemplo, você pode adicionar um atraso de 10 dias para esperar que a tinta ou o betão sequem completamente e começar de seguida a próxima atividade. A data da próxima atividade vai mudar dependendo de quando a atividade predecessora termina.

Visão geral dos lags

  • Os lags são usados para estabelecer atrasos ou tempos de sobreposição entre duas atividades.
  • Os lags afetam as relações entre duas atividades (predecessor e sucessor)
  • Pode aplicar lags a qualquer tipo de atividade, mas normalmente a task dependent ou resource dependent.
  • Os lags são calculados com o calendário do predecessor.
  • Os lags são usados quando uma força interna determina o atraso de uma atividade.
  • Os lags são mais «controláveis» dentro do plano.

Conclusão

Ambos quer lags como constrangimentos devem ser aplicados com cautela por causa do efeito que podem ter sobre o cronograma. A principal diferença é que os constrangimentos devem ser usados quando há uma força externa, enquanto que os lags devem ser usados quando há uma força interna que afeta a atividade. Como melhor prática, adicionar sempre uma nota no separador Notebook da atividade para indicar por que adiciona um constrangimento ou um lag numa atividade para que outros utilizadores do P6 não mudem nada sem conhecimento prévio.


[1] A introdução de valores negativos apesar de ser possível não é aconselhada. Ver outros artigos sobre a atribuição de lags.

Sem comentários:

Enviar um comentário