quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

WBS bem construída para o sucesso

Nunca é demais voltar ao assunto porque continuamos a encontrar projetos mal pensados, com WBS quer não se compreendem ou que não tem correspondência com o trabalho a realizar.
Os projetos podem ser esmagadores; não importa o seu tamanho, a tarefa de completar um projeto é sempre assustadora. É por isso que a Work Breakdown Structure (WBS) pode ser usada para desdobrar um projeto em seções geríveis e ajudar o projeto a fluir através de execução para o sucesso. Criar uma WBS exige gestores de projeto para decidir estrategicamente como vão decompor e apresentar os resultados, ou pacotes de trabalho, a fim de cumprir o âmbito do projeto.
Algumas dicas sobre como criar uma WBS para o sucesso:
A WBS não é uma lista de coisas A FAZER! Com frequência os gestores de projeto entram em falha porque usam uma WBS como uma lista de obrigações. Utili8ze, antes, a WBS como uma estrutura organizativa do projeto, decompondo as grandes fatias do bolo em peças mais pequenas que são visualmente fáceis de compreender por todos.
A WBS é um substantivo e uma atividade é um verbo. A WBS é entendida como o resultado final daquela secção particular, enquanto as atividades incluídas na WBS são as ações que são realizadas para criar esse resultado final. Um elemento da WBS nunca é o nível mais baixo da hierarquia; a WBS agrupa os níveis mais baixos, i.e., as atividades.
Não decomponha demais os elementos da WBS!  Tenter manter os elementos da WBS organizados com 5 a 10 elementos subordinados. Quando começa a detalhar demais perde a vantagem de usar a WBS como estrutura do dos resultados do projeto.
Organize uma WBS que funcione bem para si e para o seu projeto! Não fique preso a ter de organizar um projeto de determinada forma porque lhe parece que «funcionou bem» antes. Há diferentes maneiras de organizar a sua WBS incluindo fase, função, sistema ou outras.

Atribua responsabilidades! Mantenha a equipa responsável pelas atividades com a identificação dos gestores responsáveis na WBS.

Sem comentários:

Enviar um comentário