segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O que é implementação e administração do Primavera P6

Implementação?

A instalação 'out-of-the-box "do Oracle Primavera P6 vem com uma configuração básica que requer personalização adicional das definições administrativas ou «globais» do P6 para atender às necessidades da empresa. Todo o processo de personalização de configuração de Primavera é chamado Implementação no «mundo» Primavera. A Oracle normalmente confia nos parceiros Primavera e empresas de consultoria com especialistas de implementação P6 para ajudar os clientes a configurar o P6, uma vez que você comprou licenças de software. O consultor P6 irá sentar-se com a equipe de projeto para realizar uma análise das necessidades e ajudar a configurar o Primavera.

Uma das principais razões pelas quais é necessário ter o P6 configurado é para se certificar de que as definições de segurança e acesso do utilizador estão configuradas corretamente para permitir escalar de alguns a 100s de utilizadores. É importante lembrar que o P6 é uma aplicação dirigida por uma base de dados, onde várias pessoas podem trabalhar e fazer alterações para o mesmo projeto ao mesmo tempo. É necessário garantir que as pessoas tenham acesso a apenas os seus projetos ou até mesmo partes dos projetos pelos quais são responsáveis. Uma vez que os perfis de segurança são criados, um utilizador pode ser atribuído a diferentes níveis de acesso a várias partes do Primavera, se é "somente leitura", para "pode editar, mas não excluir" ou para "nenhum acesso".

As configurações básicas do processo de implementação que ajudam a configurar são:
  • A EPS (Enterprise Project Estrutura)
  • A OBS (Organizational Breakdown Structure)
  • Os Perfis de Segurança - Global e do Projeto
  • Perfis de utilizadore
  • Dicionários Globais - recursos, calendários, códigos de projeto e de atividades, temas do caderno de projeto, etc ...


O processo de implementação pode variar de acordo com a complexidade das necessidades da sua empresa; uma aplicação muito clara pode demorar tão pouco como um dia ou até uma semana. Se houver uma necessidade de integrar outros programas de software com P6, então ele pode levar mais de um ano ou mais para se certificar de que tudo está configurado corretamente e testado.

Administração?

Se a sua empresa é nova para o Primavera, pode não ter consciência de que o P6 requer pelo menos um indivíduo que seja conhecedor das funções administrativas do Primavera. A empresa pode ter envolvido um especialista em consultoria com a implementação do P6, mas a manutenção contínua do P6 requer um indivíduo que possa fazer alterações numa base de resposta a necessidades correntes ou seja desempenhe o papel de Administrador do P6. Por exemplo, se comprar licenças adicionais do P6, então alguém na empresa precisa ser capaz de criar utilizadores adicionais com as definições de segurança e de acesso apropriados.

Como melhor prática, cada empresa terá uma conta de utilizador "super administrador" (licença) que terá acesso completo e competências para fazer alterações nas configurações P6 da empresa. Para as grandes empresas, podem ser necessários 
administradores adicionais de Unidade de Negócios para a divisão de projetos.

O Oracle Primavera fez mudanças sobre como aceder às funções administrativas nas versões mais recentes do P6. Todo o acesso administrativo agora é feito exclusivamente através da plataforma P6 Web Access na suite EPPM (Enterprise Project Management Portfolio). Em geral, a maioria das empresas usam principalmente a versão P6 Professional do Primavera para gerir projetos. No entanto, essas empresas necessitariam de um administrador para estar familiarizado com as funções administrativas do P6 de Web Access, bem como para outras funções administrativas.

Algumas das funções de um administrador Primavera P6 são:
  • Manutenção da EPS (Enterprise Project Estrutura)
  • Manutenção da OBS (Organizational Breakdown Structure)
  • Adicionar / remover utilizadores
  •  Monitorizar os dicionários global / Empresa, tais como: Calendários, Códigos de Atividade, códigos de Projetos, Recursos & Funções bibliotecas, calendários, contas de custo, Tópicos Notebook, UDFs (Campos definido pelo utilizador), Filtros, Timesheets, serviços regulares e muito mais.
  • Criação / manutenção de Layouts / Visualizações, painéis, a carteira de Visualizações
  • Algum suporte técnico – questões com o Java, banco de dados ou SQL, consultas, erros de código de evento, problemas com o navegador web, e outras questões ambientais que podem surgir.


Sem comentários:

Enviar um comentário