quarta-feira, 2 de março de 2016

Funcionalidades EVM no P6 Professional

Cada vez mais nos últimos tempos, abordaram-nos planners e gestores de projeto preocupados com as capacidades do Primavera P6 Professional no que respeita ao Earned Value Management (EVM). Pode fazê-lo? Se assim for, pode dar uma ajuda a usar o Primavera P6 para Earned Value Management?


As curtas respostas a estas perguntas são: "sim, o Primavera P6 suporta o EVM básico (Earned Value Management), sim, podemos ajudar a usar o P6 para EVM. Para uma utilização com certificação avançada em EVM, o P6 sem personalização considerável e desenvolvimento em backend não está preparado. Mas isso não quer dizer, entretanto, que a Primavera P6 não pode ser uma excelente ferramenta para EVM (Earned Value Management) dentro do seu próprio âmbito.

O Primavera P6 Professional e o EPPM (versão Web) têm as capacidades EVM básicas que são um ponto de partida fantástico para uma empresa que está a mover-se em direção a um processo mais avançado de gestão de projeto. Afinal, o EVM (Earned Value Management) é, por definição, uma gestão mais avançada do projeto; um próximo passo natural na evolução de uma empresa para gestão de projetos de alta qualidade e de mitigação de riscos. É por isso que se discute agora e se em alguns casos no uso de EVM (Earned Value Management), como parte de contratos significativos que são adjudicados por estes dias.

Antes de vermos as funcionalidades EVM do Primavera P6, deve descobrir se os processos e disciplinas atuais de gestão de projetos da sua empresa são maduros o suficiente para o EVM. Confira essa lista; Se responder honestamente sim a todas estas perguntas, pode estar pronto para começar a introduzir o EVM para a equipe de projeto.

Pergunta
Resposta
Tem um processo formal em operação para criar e iniciar novos projetos?
Será que todos os projetos têm definida uma work breakdown structure de produtos ou resultados?
Será que todos os projetos têm definida uma baseline?
Está definido e em operação um processo para gerir formalmente as mudanças às baselines do projeto?
Está definido um processo formal e o ritmo de execução para a realização do status de projeto, i.e., todas as últimas sextas-feiras de cada mês, etc.?
Será que todas as atividades do projeto tem o nível de detalhe suficiente para o acompanhamento e reporting do progresso objetivo e sem ambiguidade?
Estão todos os recursos do projeto carregados com labor,
non-labor e materiais?
Os recursos tem atribuídos valores associados?
Para além de capturar a data efetiva de início e de conclusão para as atividades dos projetos, será que também captura as horas reais de trabalho, custos de trabalho e custos de equipamento e materiais no plano?

Então, quantas respostas tem com sim nesta lista? Se já faz todas essas coisas, então o Primavera P6 já calcula o EVM no seu agendamento. Simplesmente, não olhou ainda formalmente para os dados.

Diretamente desde a instalação, o Primavera P6 calcula boas métricas de EVM, desde que você tenha uma WBS, uma programação de recursos carregada, uma baseline atribuída e uma maneira de colocar os custos reais nas diversas atividades no cronograma.
No plano abaixo pode ver estas métricas num plano de status do projeto. O plano tem uma baseline, recursos com unidades de trabalho reais e custos aplicados de forma a que atribuições de recurso mostrem quaisquer variações de custo.

Onde procurar as Métricas de EVM no P6

As vistas de Project, Activities e WBS do Primavera P6 contém colunas com a categoria de EVM.


Estas colunas fornecem todos os dados necessários para acompanhar as métricas de EVM do para o projeto. No exemplo acima, foram renomeado os campos (usando as colunas Editar recurso) para usar as abreviaturas mais comuns para dados de EVM. Isso também permite que as colunas sejam mais estreita para apresentação mais fácil na tabela.

O Processo EVM No Primavera P6

O verdadeiro desafio está em compreender o significado das métricas de EVM que o Primavera P6 gera. Para fazer isso, precisa começar a trazer a cultura EVM para o funcionamento diário do seu projeto. Mesmo que as métricas de valor ganho não envolvam mais que competências matemáticas de 6º ano para dominar, a perceção da complexidade do EVM muitas vezes excede em muito a realidade. E é aí que podemos ajudar. Através de formação especial ou consultoria em projeto para desenvolver as métricas de progresso com novos processos de gestão que incluam os requisitos básicos do EVM, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário