quinta-feira, 21 de abril de 2016

Organizar filtros por Layouts de projeto no P6

No Primavera P6 Professional há filtros de diversos tipos designadamente, por omissão, globais e definidos pelo utilizador. Mas também pode utilizar um quarto tipo de filtro? Este é o filtro de layout que pode ser associado a um Layout específico. Este tipo pode ser utilizado para organizar melhor os seus filtros.
No P6 há um conjunto de filtros default que são particularmente relevantes e úteis na maior parte dos projetos. Além disso, o número de filtros que pode criar com o P6 não tem limite. Contudo, possuir uma quantidade enorme de filtros faz com que seja muito difícil selecioná-los.
Temos também filtros com a categoria global que estão disponíveis para todos os utilizadores e ainda os filtros definidos pelo utilizador que estão disponíveis quando estamos ligados. São estes filtros, globais e definidos pelo utilizador, que temos de definir um processo de os limitar e estruturar e melhor organizar a caixa dos filtros. Iremos realizar isso através dos filtros de layout.
O uso de layouts é uma das funcionalidades centrais do P6 que quando bem utilizada representa um fator de qualidade de reporting e de incremento da produtividade e foco nas atividades de planeamento.
Como vemos na Figura 1, quando se guarda um layout no P6 pode fazer-se com que fique disponível para todos os utilizadores, Utilizador Corrente ou para o Projeto.

Figura 1
Estamos a guardar o layout Contract Schedule Layout, no projeto Kamsar Facilities. Depois de o guarder, quando o abrimos vemos na Figura 2 esse layout e os outros disponíveis para o projeto.

Figura 2
Na Figura 3 abrimos esse layout.

Figura 3
Depois de aberto selecionamos a funcionalidade ‘Filer by’ para chegarmos ao diálogo de filtros na Figura 4.

Figura 4
No topo da lista estão os filtros default, seguidos pelos filtros Global e, finalmente os definidos pelo utilizador. Para organizar, selecionamos o filtro Concrete na Figura 5 e premimos ‘Copy As Layout’. Repare que os filtros de layout se situam entre os Global e os definidos pelo utilizador.

Figura 5
Depois de o definirmos como um filtro de layout podemos apagá-lo da lista de filtros definidos pelo utilizador. Desta forma minimizamos o número deste tipo de filtros.
Para completar o processo selecionamos Layout e Save As e guardamos o layout como Concrete Activity Layout, no projeto definido anteriormente.

Figura 6
Agora quando abrimos o layout anterior (Contract Schedule Layout) não iremos ver o filtro e quando abrirmos o Concrete Activity Layout veremos aí que este é o filtro que o organiza.


Figura 7
Assim removemos um filtro da lista de filtros definidos pelo utilizador e colocámo-lo na lista de layouts específicos do nosso projeto. Associámos os filtros com layouts e minimizamos a dimensão da lista de Filtros no respetivo diálogo.

Em Conclusão

Vemos como podemos criar layouts específicos para analisar as atividades do projeto e ao mesmo tempo organizarmos os nossos filtros e minimizamos a lista de filtros definidos pelo utilizador.

Os filtros ficam assim organizados como layouts do projeto aumentando radicalmente a produtividade do reporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário