sexta-feira, 13 de maio de 2016

Criação de um Cronograma Credível

A definição de atividades é uma parte importante da programação do cronograma. Parte da complexidade do projeto é determinado pelo número de atividades necessárias para completar esse projeto. Quando se trata do tamanho e / ou colocação das atividades, devem ser considerados vários fatores de controlo. Uma vez que o projeto foi dividido em elementos definíveis e únicos de trabalho, a duração destes elementos deve ser estimada com precisão. A definição precisa das atividades e suas durações cria os elementos necessários para uma programação crível e confiável.

Teorias sobre a definição das atividades

Existem, genericamente, duas escolas de pensamento para a definição das atividades num cronograma. A primeira diz para limitar o número de atividades num cronograma do projeto para manter o cronograma e o correspondente Gantt gráfico simples. A numeração e a duração das atividades neste caso apenas são limitados por obrigações contratuais que podem prever a duração máxima de qualquer uma atividade, por exemplo, 30 dias de duração máxima por atividade.
A segunda escola de pensamento diz para dividir o projeto em pequenos subconjuntos de atividades. A vantagem desta abordagem é que ela proporciona um maior controlo da programação durante a execução. É fácil de saber o estado de uma atividade pequena, como instalar válvula de equilíbrio ou instalar uma bomba, e, portanto, realizar a atualização do status dessas atividades é relativamente simples. A desvantagem de muitas atividades pequenas na definição de um cronograma é que torna o gráfico de Gantt mais complexo e confuso. É por isso que uma terceira abordagem utilizada no Primavera P6 é amplamente aceite, entretanto deve sempre planear para o nível apropriado de detalhe exigido para medir e controlar o projeto.
No Primavera P6 são dadas durações relativamente longas às atividades no gráfico de Gantt para manter o gráfico simples. No entanto, se for caso disso, essas atividades podem ainda ser descritas com Activity Steps. A função de Steps permite que o planeador possa associar várias tarefas menores agrupadas numa atividade de longa duração no gráfico de Gantt. Além disso, estas subtarefas podem ser ponderadas entre si, e estes pesos são usados no Primavera P6 para atribuir percentagem a cada subtarefa.
Realizar um status de uma atividade no gráfico de Gantt é tão simples como verificar off as subtarefas associadas como completas. O Primavera P6 irá marcar a parte da atividade correspondente completa com a barra de estado. Isto dá ao programador as vantagens de ambas as abordagens; a simplicidade do gráfico de Gantt da primeira abordagem combinada com o controle de pequenas definições de atividade da segunda abordagem.

Fatores de controlo a considerar

Quando se definem as atividades no Gantt Chart ou mesmo com a função dos Steps do Primavera P6 há alguns fatores que devem ser considerados pelo planeador. Para decompor as atividades individuais para melhor controlar o plano do projeto deve considerar:
1)      A semelhança ou a homogeneidade do trabalho: Agrupe um trabalho semelhante na mesma cesta. 2) Local da obra: Um grande edifício pode ser dividido em seções com todo o trabalho mecânico e elétrico para estas seções sendo agrupadas.
2)      Local do trabalho: Um grande edifício pode ser dividido em seções com todo o trabalho mecânico e elétrico para estas seções sendo agrupadas.
3)      Dimensão do trabalho: Divida grandes atividades com grandes quantidades em pequenas porções, estas podem ser divididos por rede ou profundidade ou por segmentos.
4)      Tempo / Cronologia: Considere a cronologia e sequência do trabalho a ser realizado, por exemplo, demolição vem antes do trabalho de instalação e também a escavação antes da instalação.
5)      Responsabilidade: Trabalho realizado por diferentes subcontratantes devem ser considerados separadamente.
6)      Fases: O designer pode quebrar um grande projeto em fases baseadas em tempo, local ou outros fatores.

Estimação da duração da atividade

Uma vez que o cronograma foi dividido em atividades definíveis é essencial estimar com precisão o comprimento ou a duração de cada uma dessas atividades. As tabelas profissionais podem ser uma fonte útil para estimar o comprimento das tarefas de projetos de construção. Alguns destes guias fornecem os custos de material de construção, trabalho e equipamentos e, por vezes, também fornecem uma descrição das equipas e sua produção diária. Uma fórmula simples que se pode usar em conjunto com estas tabelas é:
Duração = Total Quantidade / produção diária
Por exemplo, para uma atividade que é de 8.000 metros cúbicos de escavação com uma equipe que executa 500 metros cúbicos de escavação por dia a duração da atividade é igual a uma duração de 16 dias. Além de quantidades, tamanho da equipe e produtividade da equipa outros fatores que devem ser considerados para a duração da atividade são as condições meteorológicas, a complexidade do projeto, e, possivelmente, outros fatores adicionais. Às vezes, fatores claramente definidos não estão disponíveis ou são suficientes para definir uma duração da atividade. Nestas, esperançosamente, raras ocasiões, a duração da atividade é subjetiva, e deixada à respetiva equipa para decidir.
Claro, o gestor de projeto ou engenheiro técnico tem forma de cálculo para essas durações incertas. A experiência de projetos anteriores e semelhantes também pode ser útil para determinar as durações. O planeador também deve considerar os dias não-trabalho, como feriados ou paragens. A realização de betonagens no tempo de inverno rigoroso é proibitiva, então isso implicará uma paragem da betonagem até que condições meteorológicas mais quentes cheguem.

Sumário

A definição de atividades e das durações das atividades é importante no desenvolvimento de um cronograma do projeto que seja crível. Quanto menor for a atividade maior o controlo. Demasiados pequenas atividades faz com que o Gantt Char traçado seja difícil de ler. Para facilitar esta apresentação pode ser usada a função Activity Steps no Primavera P6. Criar atividades exclusivas é apenas uma parte da equação para modelar com precisão a duração do cronograma. O planeador também deve estimar com precisão a duração das atividades.

Para projetos de construção a utilização de guias de indústria pode ser muito útil para o planeador. Noutras indústrias pode ser exigido o uso de métodos de estimativa mais subjetivos. Em ocasiões em que as unidades claramente definidas não estão disponíveis, recomenda-se ser conservador ao estimar a duração das atividades. Uma vez que temos trabalhos relativamente precisos divididos em atividades e as durações correspondentes, podemos usar o software de projeto para determinar o caminho crítico ou o comprimento do projeto e acompanhar o status do trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário