segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O que devemos saber sobre Calendários em Primavera?

O Primavera P6 tem integrado um mecanismo de agendamento muito inteligente, mas não é bastante inteligente para saber o tempo para dizer aos eletricistas para começarem na parte da manhã e quando parar para almoço.

É onde entram os Calendários do Primavera P6. Não pode construir um plano em Primavera P6 sem pelo menos um calendário. Então, para ajudá-lo a dominar as funcionalidades de calendário do P6 e entender como os Calendários trabalham com o mecanismo de agendamento, aqui estão alguns elementos que você vai querer aprender.

Os calendários são atribuídos a atividades e não a projetos

Está certo. No Primavera, uma vez que um calendário é atribuído a atividades, você tem uma flexibilidade extrema para usar muitos calendários diferentes dentro de um único projeto. Por isso, talvez o trabalho de engenharia está programado com um horário de8 h / dia, num calendário de Seg-sex. Isso não afetará as atividades de construção que podem ter seus próprios calendários de, por exemplo, 12 h / dia, Seg a Sáb. É muito comum o uso de muitos calendários diferentes em projetos mais complexos com muitas especialidades que podem ter seus próprios calendários únicos.


Mas e se você precisar que todo o projeto use o mesmo calendário? Não tem problema, use o recurso de Fill-Down para copiar o mesmo calendário para todas as atividades do projeto.

Os Calendários orientam o Agendamento do P6



Se criar um calendário onde as segundas-feiras são dias não úteis e atribuir esse calendário para o projeto - não deve surpreender-se que o Primavera P6 NUNCA agende trabalho de atividade na segunda-feira. As regras de trabalho e não-trabalho que você definiu num calendário são respeitadas estritamente pelo mecanismo de agendamento do Primavera P6. Eu nunca gostei de qualquer maneira das segundas-feiras!

Os Calendários têm 3 diferentes níveis para trabalhar

Por níveis de tempo estamos a referir-nos a:
  • Horas do dia
  • Dias da Semana
  • Dias do Mês / Ano

Quando criamos um calendário no Primavera P6, pode estabelecer estas regras para cada nível de tempo:
·         Definir que horas do dia são trabalháveis e não-trabalháveis
   Por ex., começo do trabalho às 7h, fim do trabalho às 19h
·         Definir que dias da semana são trabalháveis e não-trabalháveis
 Por ex., trabalhar de Segunda a Sábado, o Domingo é livre
·         Definir os dias do Mês / Ano que são trabalháveis e não-trabalháveis
  Por ex., o 1º de Junho é feriado municipal

Os Calendários do Primavera P6 têm dois sabores – atividade e recurso

Os Calendários de atividade são os mais comuns e muito do que estamos a falar aqui tem em mente Calendários de Atividade. Os Calendários de Recursos do P6 são usados com menos frequência, mas essencialmente funcionam da mesma maneira, em situações especiais.

Por exemplo, digamos que você tinha um bulldozer que exigia um ciclo de manutenção a cada sexta-feira por 2 horas. Você poderia construir um calendário de recursos no Primavera P6 especificamente para essa escavadora, e capturar o seu ciclo de manutenção. Poderia, então, dizer ao Primavera para agendar o trabalho em torno dos períodos de manutenção da escavadora. Para fazer isso, você teria que usar um tipo de atividade especial chamado "Resource dependent". Ainda há um pouco mais de ajustes e trabalho manual para obter a programação definida corretamente é por isso que eu acho que programadores não se preocupam com tal detalhe e evitam o uso de Calendários de Recursos na programação.

Mudar os Calendários da Atividade pode algumas vezes mexer nas durações

Ocasionalmente, você terá que atribuir um novo calendário para uma atividade. E ao fazer tal mudança pode fazer com que a Duração Original da atividade possa alterar. Isso pode acontecer quando o novo calendário tem mais horas / dia do que o original. Agora ninguém quer que as estimativas de duração alterem de forma aleatória, então não se preocupe, eu tenho uma explicação e solução para o caos potencial do calendário.

Usando os ricos recursos de calendário do Primavera P6 construirá planos robustos para projetos em qualquer setor de atividade. Mas como na maioria das coisas com o Primavera, mantenha as coisas simples e deixe-o trabalhar para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário