quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Curvas S no Primavera P6 Professional

Perguntam-me frequentemente se o P6 faz curvas S e como se faz? Claro que faz e com muita flexibilidade. Só temos de saber para onde olhar. Neste post vamos acompanhar como fazer curvas S, como configurar e imprimir.

O que é uma Curva S

Para aqueles que são novos para o tema, uma S-Curve é um gráfico simples que traça custos, horas, unidades ou outros valores (dependendo do assunto) ao longo do tempo. Elas são populares na Gestão de Projetos, porque elas dão aos técnicos uma visão rápida e fácil de entender do orçamento cumulativo, e dos valores reais remanescentes ao longo do ciclo de vida do projeto. O termo da curva S denota a tendência das linhas de modo a formar uma forma superficial "S"; mais plana no início, mais acentuada no meio e achatamento de novo para o final. Esta forma é muito típica da maioria dos projetos, como as rampas de esforço nos períodos iniciais, estabiliza durante a fase de execução principal e, em seguida, começa a enrolar para baixo de novo para a conclusão do projeto.
Figura 1
O P6 Professional pode mostrar e publicar curvas S como parte das suas funcionalidades standard. Pode gerar curvas S no Resource Usage Profile da parte de baixo da vista de Atividades e também na área de Resource Profile da vista de Tracking.

As curvas S no Resource Usage Profile na Vista de Atividades

Quando você abrir o Resource Usage Profile que mostra um histograma de uso para o recurso selecionado. Este histograma é baseada em valores do período ditado pela configuração de escala de tempo. Portanto, se o calendário exibe semanas será isso que verá na camada inferior, em seguida, as barras do histograma serão um resumo do total de unidades de trabalho para essa semana; supondo que seleciona um recurso de trabalho.
As curvas S são construídas por dados cumulativos. A linha sobe a cada semana para refletir a acumulação de horas de trabalho ao longo do tempo. No Primavera P6 o Resource Usage Profile é definido para exibir as barras do período atual por padrão. Para alterar esse padrão que precisa fazer o seguinte:
Clique com o botão direito do rato na área de gráfico do Resource Usage Profile e no menu seleciona Resource Usage Profile Options.
Figura 2
No diálogo resultante pode retirar a seleção de By Date, no grupo Show Bars/Curve e selecionar as opções cumulativas como pode ver na figura abaixo. Pode ainda mudar as cores do Budget e Actual, etc.
Figura 3
Clique no botão Apply para ver os resultados das mudanças feitas. Deve aparecer uma apresentação similar.
Figura 4

O que é que as linhas da curva S nos dizem do projeto?

No exemplo acima, pode ver que as Unidades Orçamentais e as restantes linhas de unidades precoces são um pouco diferentes para o recurso selecionado. As linas mais cedo das unidades restantes está abaixo da linha Unidades orçamentadas. Isto indica que o trabalho restante para este recurso está previsto custar menos em horas do que o inicialmente orçamentado.
As atividades assinaladas são do tipo Physical % Complete, e mostram que, em comparação com o plano original, o trabalho está indo mais rápido do que o esperado. Porque Physical % Complete tem sido utilizado nas atividades, o planeador tem sido capaz de ajustar manualmente a duração restante para refletir uma quantidade mais realista de tempo para completar o trabalho; neste caso, menos tempo do que o previsto.
No entanto, se você olhar para a linha azul Unidades reais, o recurso tem gastos excessivos em relação ao plano original. A linha azul está bem acima da linha de orçamento de laranja. Isto indica que mais horas são gastas sobre as atividades atuais do que o previsto. Isto sugere que o trabalho é de tempo crítico e está a ser gerido em conformidade.
A duração remanescente prevista foi reduzida sobre as atividades em andamento. Isso fez com que a linha verde primeiras unidades remanescentes caiam abaixo do orçamento, indicando que o excesso de gastos antecipados está a ter o efeito desejado e que o trabalho provavelmente vai completar mais cedo; supondo que essa tendência continua.

Ver uma Curva Agregada

Quando selecionamos recursos individuais, o Resource Usage Profile mostra o que acontece com determinado recurso no projeto. Mas não nos diz muito sobre o projeto como um todo. Enquanto um recurso pode ser muito produtivo e mostrando curvas S muito favoráveis, outros podem não ser. Para entender melhor o status do projeto, precisamos ver uma S-Curve agregada de todos os recursos que trabalham no projeto.
Segurando a tecla Ctrl para baixo, você pode selecionar vários recursos atribuídos ao projeto. Com cada recurso que você adicionar à seleção, a curva S torna-se um resumo dos recursos selecionados.
Figura 5

Vista de Tracking

Outra forma de mostrar uma curva S agregada é usar o modo de exibição de Tracking. Nesta visualização, você pode mostrar uma curva S agregada com base num agrupamento de recursos, sem ter que selecionar cada recurso. Por exemplo, você poderia definir um grupo por tipo de recurso e, em seguida, selecione o agrupamento na área de lista de recursos na exibição de Tracking.
A curva S irá representar todos os recursos de trabalho para o projeto atual (o projeto atualmente aberto), supondo que você definiu o filtro de lista para 'Recursos do projeto atual'. O resultado será similar à figura seguinte:
Figura 6

Imprimir Curvas S

Logo que tem as curvas a mostrarem-se como pretende na vista de Tracking ou também na vista de Atividades, clique em File à Print Preview.
No diálogo de Print Preview, selecione o separador Options. Precisa de tirar a seleção da tabela de atividades e do Gannt Chart e selecionar a opção Profile.
A curva S irá aparecer na previsão da página e pode ser impressa daí.
Figura 7
Pode guardar esta configuração de previsão de impressão como Layout na vista de Tracking ou de Atividades.

Em suma

Já está! Com umas instruções simples pode começar a desenvolver as suas curvas S, por recursos ou grupos de recursos e pode continuar a fazer testes com o diálogo Resource Profile options para afinar as suas curvas.

Lembre-se que a configuração do Resource Usage Profile pode ser guardada para facilitar o reporting sobre estas curvas quando necessitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário