quarta-feira, 27 de julho de 2016

Uso consciente dos constrangimento

Geralmente, os constrangimentos afetam as datas, violam a lógica de rede e uma das razões para float negativo ou irracionalidade no calendário. Mas, novamente, tudo é baseado nos requisitos de projeto e os constrangimentos poderiam ajudá-lo a possuir um controle mais completo do projeto, no entanto, registe que não deve restringir mais do que 10% das atividades do projeto.
Constrangimentos para além dos contratuais não são geralmente utilizados, uma vez que impõem datas de início e ou de fim específicos e em alguns casos ultrapassam completamente a lógica que está contida no programa. A ideia é permitir que a lógica determine as datas em vez de usar constrangimentos para fazer isso.
Os constrangimentos em geral podem ser de dois grandes tipos:
Constrangimentos mais cedo (por exemplo, Must Start/Finish On or After) são tipicamente uma forma de representar o resultado do trabalho relacionado que o planeador está a excluir da lógica. Isso só se justifica para fazer a interface do trabalho que - no total, incluindo o seu início – está claramente fora do âmbito do projeto programado (por exemplo, restrições de acesso contratuais, informações de clientes / Equipamento / autorizações.) Usando os constrangimentos mais cedo para o trabalho no âmbito (ou para o trabalho externo que depende do âmbito de trabalho) remove-se esse trabalho da análise lógica do cronograma, substitui-se as datas (precoces) programadas logicamente derivadas das atividades constrangidas e seus sucessores, e põe em risco a validade de todo o modelo lógico do projeto incluindo cálculos da folga.
Constrangimentos mais tarde (por exemplo, Must Start/Finish On or Before) são normalmente impostos para representar obrigações ou compromissos externos - prazos aka ‘deadlines’. Tais compromissos podem ser impostos por contrato (milestones por exemplo, de conclusão) ou por algum outro documento de orientação (por exemplo, Project Charter, Instrução do Board, ‘birra’ do Executivo, etc.) constrangimentos mais tarde podem substituir as datas (tardias) logicamente derivadas para as atividades constrangidas e seus antecessores, complicando assim a interpretação de folga total e a identificação do "caminho crítico”. Onde vários constrangimentos mais tarde estão aplicados numa rede de atividades relacionadas, a Folga total torna-se não confiável como um indicador de condução lógica; assim devem ser utilizados outros métodos de análise lógica.

Outros tipos de constrangimento (Start On/ Finish On, ou Mandatory Start / Finish) são ainda mais restritiva no que diz respeito à condução pelo fluxo lógico - e raramente são justificados.
É verdade que todos os constrangimentos afetam cálculos da folga total, mas o mesmo acontece com os calendários usados, as durações restantes, a lógica, os tempos etc. Assim, gostaria de reiterar que se a cláusula foi incluída no caderno do plano estes constrangimentos podem impor datas de início e ou de fim específicos e em alguns casos sobrescrever completamente a lógica que está contida no programa. Mas faça-o de forma consciente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário