segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Monitorizar as datas de conclusão prevista e de contrato

Adaptado para português de TenSix
O plano em Primavera P6 tem uma data vinculativa de constrangimento contratual externa que não coincide com a data prevista para a conclusão do projeto no seu plano. Devido a isso, precisa monitorizar a data de conclusão estimada do projeto e a data de conclusão vinculativa contratual no cronograma. Eis a melhor maneira de descrever ambas as datas no plano.
Planear é semelhante a escrever uma história sobre como um projeto será realizado. O início e a conclusão do cronograma também são um pouco como descrever o início e paragem de um comboio. Temos várias tarefas ou marcos que devem ter lugar para levar o comboio a obter velocidade. E várias tarefas ou marcos que descrevem o comboio a chegar a estações. O início pode ser descrito por um aviso de data para proceder à adjudicação do contrato seguido de um marco de início do projeto. Descrever o final, especialmente se você tem uma data de constrangimento de contrato que não coincide com a data estimada de conclusão do projeto pode ser um pouco mais importante.
Este artigo demonstra a melhor maneira de mostrar e monitorizar tanto a data estimada de conclusão do projeto como a data de conclusão vinculativa do contrato num plano em Primavera P6.
A situação ideal, que vamos modelar, é quando a data de conclusão do contrato fica mais tarde do que a data de conclusão do projeto. Na Figura 1 temos o um cronograma de demonstração em Primavera P6.

Figura 1
Este plano em P6 tem dois caminhos: o caminho experimental crítico e o caminho de modelagem não-crítico. Presentemente, definimos atividades críticas como aquelas que têm zero como folga total.
Queremos que o cronograma destaque tanto a data de conclusão estimada do projeto quanto a data de conclusão do contrato vinculativo. Para fazer isso, primeiro mudamos a designação 'project complete' para ‘project completion date’. Em segundo lugar, inserimos o marco de conclusão da atividade ‘contract completion date’, Figura 2.
Figura 2
Observe que modificámos a relação de fim (FF) entre ‘project completion date’. e ‘contract completion date’ adicionando um lag, Figura 2. Também ajustamos o lag (cinco dias), de acordo, de modo que a ‘contract completion date’ é concluída exatamente na data de conclusão específica do contrato. O atraso foi inserido porque, caso contrário, teríamos perdido o caminho crítico ou o caminho mais longo dependendo das opções de agendamento selecionadas.
Na Figura 3, inserimos uma restrição "Concluir Ligado" na "data de conclusão do contrato", de forma que seremos alertados pelo flutuador negativo quando a "data de conclusão do projeto" estimada for deslizada.
Figura 3
Definimos o caminho crítico como o caminho mais longo. Figura 4.
Figura 4
Fazemos isso para alinhar o plano com a preferência de algumas diretrizes de programação que funcionam como melhores práticas. Depois de recalcular o cronograma, vemos na Figura 5 que o nosso caminho mais longo apareceu.
Figura 5
Finalmente, na Figura 6, mostramos o que acontece quando introduzimos dados de progresso que atrasam a nossa "project completion date" estimada em três dias.
Figura 6
Bem, no gráfico de Gantt o atraso deslocou-SE simplesmente para a direita a "project completion date" e a "contract completion date". Assim, a partir do gráfico de Gantt não podemos dizer que há um problema. No entanto, a coluna de folga total da tabela de atividades exibe três dias de flutuação total negativa tanto na "project completion date" como na "contract completion date"", por isso sabemos que há um problema. A questão é até que ponto é mau o nosso atraso? A melhor maneira de dizer é mudando mentalmente a data de conclusão do contrato 'por três dias até sua data original, e observar que ainda temos dois dias entre a data atualizada de conclusão do projeto e a ‘contract completion date'. Portanto, ainda estamos no alvo.
É também possível reduzir o lag na ‘contract completion date' por três dias para ver o calendário com a original ‘contract completion date', Figura 7.
Figura 7
Agora podemos ver claramente no gráfico de Gantt a separação de dois dias entre ‘project completion date' e ‘contract completion date', porém também perdemos o aviso de flutuação total negativo. Mas tudo bem, sabemos que ainda estamos na frente do cronograma do contrato em dois dias.

Em suma

No Primavera P6, é possível apresentar tanto a ‘project completion date' prevista quanto a ‘contract completion date', de forma a fornecer um aviso quando a data estimada de conclusão do projeto for ultrapassada.
Quando inserir a ‘contract completion date' com um constrangimento ‘Finish On’, lembre-se de inserir uma quantidade adequada de atraso entre a ‘project completion date' estimada e a ‘contract completion date'. Desta forma, não perderá o caminho mais longo e / ou caminho crítico.

Mais uma reflexão, se quiser redefinir a ‘contract completion date' e ainda ver um deslizamento estimado ‘project completion date', pode colocar um constrangimento "Finish On" sobre a previsão de ‘project completion date'. Isto para além do constrangimento "Finish On" da ‘contract completion date'. Embora, inserindo esse constrangimento pode afastar o plano em P6 para longe das diretrizes de agendamento comuns, que tendem a ser muito particulares sobre a adição de constrangimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário