quinta-feira, 11 de maio de 2017

Tipo de Duração no Primavera P6 e a progressão do plano

O tipo de duração (duration type) é a forma como o P6 gere as variáveis da duração, esforço e / ou orçamento da atividade quando se adicionam recursos múltiplos a uma atividade. O tipo de duração também afeta as mesmas variáveis quando se realiza a progressão do plano com atualizações.
Quando um cronograma está na fase de planeamento, é geralmente boa ideia definir o tipo de duração para duração fixa e unidades / hora na maioria das situações. Faz-se isso para que o P6 honre as estimativas de duração da atividade e aumente o trabalho desconhecido (unidades), portanto, o orçamento, baseia-se no esforço adicional de recursos necessários (unidades / tempo).
Por outras palavras, a escolha de Duração fixa e Unidades / Tempo bloqueia a duração da atividade e os valores padrão de unidades / tempo (esforço) para cada recurso adicionado, permitindo que o custo unitário total aumente com cada atribuição. Depois de ter construído a sua agenda de recursos carregados é legítimo alterar a configuração de tipo de duração para suas atividades e dessa forma alterar o seu comportamento, uma vez que o projeto esteja em andamento.
Um exemplo de quando pode fazer isso é quando está sob alguma orientação externa na forma como cria e mantém um cronograma de projeto, como Norma contratual de gestão, orientação global, etc.
Unidades fixas faz sentido porque uma vez que o orçamento está definido é muito difícil obter aumentos a aprovação para custos adicionais. A duração fixa é boa porque os cronogramas são tipicamente limitados no tempo e foram cuidadosamente desenvolvidos para demonstrar como a sequência de trabalho permitirá a realização de todos as milestones principais contratuais no cronograma.
Portanto, para projetos limitados por tempo e orçamento, defina o tipo de duração como duração fixa e unidades antes de fazer atualizações do plano. Definir o tipo de duração incorretamente traz efeitos indesejados.
O restante deste post demonstra o efeito do tipo de duração sobre a duração da atividade remanescente, unidades remanescentes / tempo e em unidades de conclusão quando progride o plano com atualizações. Note que este post considera somente o tipo de percentagem de conclusão física.
Na figura 1 vemos um plano de demonstração.
Figura 1
Este cronograma em Primavera P6 realiza três atividades em paralelo. O tipo de percentagem de conclusão de todas as atividades é física. O tipo de duração para as tarefas A, B e C é duração fixa e unidades / tempo, duração fixa e unidades, e unidades fixas, respetivamente. O tipo de unidades fixas / duração do tempo não é tratado. Vamos considerar o impacto de cada tipo de duração nas atualizações do cronograma.

Duração Fixa e Unidades/Tempo

O tipo de percentagem de conclusão física requer mais introdução manual de dados do que o tipo de percentagem de conclusão de duração. É também considerado mais rigoroso, uma vez que representa uma taxa de produção variável devida, possivelmente, p. ex. curvas de aprendizagem. Ele permite isso separando o valor de percentagem de conclusão do valor de duração remanescente; Por exemplo, pode ser a marca de 50% em termos de tempo decorrido, mas só conseguiu 25% do trabalho físico necessário para concluir a atividade - daí a percentagem física de conclusão.
Na Figura 2, no separador de status dos detalhes, especificou-se na célula respetiva que a atividades está fisicamente a 80%.
Figura 2
Em seguida, temos de especificar uma data de fim esperada ou a duração remanescente. No nosso exemplo, inserimos uma duração remanescente de 2 dias.
Agora, no separador de recursos de detalhes do fundo, a Figura 3, encontramos um orçamento de unidades de 40 horas, e unidades reais e restantes de 24 horas e 16 horas respetivamente para cada recurso.
Figura 3
Aparentemente, o P6 calculou uma unidade completada de 3 dias devido aos dois dias restantes especificados na atividade. Bem, esta não foi a nossa intenção ao afirmar que a atividade está 80% completo. Queríamos que o P6 dissesse que as unidades reais eram de 32 horas ou 80% do tempo atribuído. Assim, na Figura 4, introduzimos as unidades reais desejadas de 32 horas para cada recurso.
Figura 4
Bem, as unidades remanescentes e unidades remanescentes / tempo permanecem constantes, devido ao tipo de duração de duração fixa e unidades / tempo. A única variável então é o trabalho e as unidades de conclusão aumentam para 48 horas, e o custo de conclusão também aumenta. Porque as unidades não estavam fixas a programação não honra o orçamento acordado, o que não é bom.

Duração Fixa e Unidades

Voltamos a introduzir a mesma atualização de progresso; A única diferença agora é que o tipo de duração é a duração fixa e unidades. Definimos % físico de conclusão para 80% e a duração remanescente, novamente, para 2 dias, Figura 5.
Figura 5
O P6 calcula de novo a partir desses valores as unidades reais de 24 horas e as unidades remanescentes de 16 horas, figura 6.
Figura 6
Ajustamos as unidades reais de cada recurso para 32 horas. Vamos ver o que acontece, Figura 7.
Figura 7
As unidades remanescentes diminuem para 8 horas e as unidades / tempo remanescentes para 4 horas / dia. Este é o efeito desejado. Concluímos 80% do trabalho, ficando apenas 8 horas. Mas especificamos 2 dias de duração restante na atividade B. O P6 reduz a taxa de produção para espalhar o trabalho durante os 2 dias especificados e para manter as unidades de conclusão em 40 horas. Isto é o que queremos!

Unidades

Agora só com unidades fixas (trabalho)vamos introduzir o mesmo progresso das atividades, Figura 8.
Figura 8
Desta vez o P6 calcula unidades reais de 0 horas, Figura 9, o que é desconcertante.
Figura 9
Introduzimos outra vez as desejadas 32 horas de unidades reais. Quando fazemos isso obtemos o resultado da Figura 9.
Figura 10
As unidades remanescentes são 8 horas, o que é bom. Mas as remanescentes unidades /tempo aumentam para 20 h/dia, o que é confuso. Para mais, quando vemos os detalhes do separador de status, Figura 11, vemos que a duração da atividade foi comprimida para 0.4 dias, o que não é bom.
Figura 11
As unidades (trabalho) permaneceram fixadas em 40 horas, mas para alcançar este valor de trabalho o P6 aumentou significativamente o esforço e comprimiu-se significativamente a duração da atividade. Isto é tudo muito confuso.

Atualizar o Plano

A Figura 12 mostra o plano atualizado depois de movermos a data date para a frente uma semana e recalculado.
Figura 12
A duração remanescente das atividades A e B com durações fixas é de 2 dias. A atividade C não fixa a duração e a duração resultante diminui para 0,4 dias: não é o que queremos. Definitivamente queremos corrigir a duração. As unidades fixas (trabalho) também são preferidas porque os projetos ficam constrangidos pelos custos após a aprovação do orçamento.

Em Suma

Como demonstrado, o tipo de duração no Primavera P6 afeta não apenas a atribuição de vários recursos, mas também o progresso do cronograma. Na maioria dos casos, portanto, é recomendável que use duração fixa e unidades / tempo na fase de planeamento do seu projeto.

Duração fixa e unidades é o tipo de duração preferido para progredir o cronograma; os projetos na fase de execução tendem a ser tanto limitados no tempo quanto no orçamento. A variável é o esforço diário, que se ajusta, em conformidade, para preencher o tempo atribuído e gastar o orçamento acordado.

Sem comentários:

Enviar um comentário