domingo, 23 de julho de 2017

Primavera P6 e as barras Supercríticas

É bom ver as atividades críticas que não podem atrasar sem impactar negativamente a conclusão do projeto. Mas e as atividades que já estão atrasadas? Estas são as atividades supercríticas que exigem ajustes para atender às metas de conclusão do projeto.
O caminho crítico é um importante parâmetro de agendamento; determina o tempo de sua agenda. As atividades ao longo do caminho crítico possuem zero de folga total, o que indica que não podem atrasar sem atrasar a conclusão do projeto.
Claro que se concluírem conforme planeado então o que o prazo do cronograma é cumprido, o que é ótimo. Por vezes, no entanto, uma atividade tem folga total negativa. O que significa que essa atividade já está atrasada. E o planeador deve encontrar maneiras de otimizar o cronograma para eliminar a folga total negativa e cumprir os desejados objetivos de conclusão do projeto.
Nestas situações, é útil que o gráfico de Gantt distinga atividades que não podem atrasar e as atividades que já estão atrasadas. Isso é possível criando uma definição de barra supercrítica para destacar as atividades que tenham folga total negativa.
Este post descreve como criar uma barra de gráfico de Gantt super crítico de para ver atividades que tenham folgas totais negativas, ou seja, atividades atrasadas.
O plano de demonstração é o da Figura 1.
Figura 1
Este cronograma tem um constrangimento ‘finish on or before’ na atividade ‘Dig Cable Trench’ que gera uma folga total negativa. O gráfico de Gantt, no entanto, não nos avisa sobre essa folga total negativa, porque não faz distinção entre as atividades que têm zero de folga total das atividades que apresentam folga total negativa.
Vamos criar uma definição única da barra de gráfico de Gantt para diferenciar atividades que tenham folgas totais negativas de atividades que tenham folga total zero. Selecione Exibir | Barras para aceder à caixa de diálogo de barras, Figura 2.
Figura 2
Nomeie a barra como Super Crítica, figura 3 e selecione a escala de Remain Bar.
Figura 3
A opção de escala de tempo da barra remanescente faz com que o Gantt chart mostra só essas atividades super críticas na duração remanescente. O trabalho real e a barra de escala de tempo real especificam o trabalho concluído.
Continue e torne a barra relevante todas as atividades normais e de folga negativa, Figura 4.
Figura 4
Em seguida, dê à barra Super Crítica um estilo de barra único como se mostra na figura, selecione OK e o plano aparece na imagem como na Figura 5.
Figura 5
Bem na figura vemos só uma parte da barra Super Crítica, ou seja, os seus finais. A questão é que o P6 sobrepõe as barras por importância na caixa de diálogo das barras, assim devemos mover esta barra para debaixo das definições da outras barras, Figura 6.
Figura 6
Agora vemos as barras das atividades Super Críticas, Figura 7, mas também vemos barras críticas.
Figura 7
Para remover esta sobreposição na barra de trabalho remanescente vamos criar um novo filtro standard para todas as atividades que tem uma folga total igual a zero, Figura 8.
Figura 8
Defina o filtro para as atividades críticas como normal e standard critical, Figura 9.
Figura 9
Agora o gráfico diferencia as barras Super Críticas das barras críticas no trabalho remanescente, Figura 10.
Figura 10
Se progredirmos o plano veremos o efeito nas especificações de escala de tempo nas barras.
Figura 11
As barras anteriores à Data Date mostram o trabalho real e o trabalho remanescente após a Data Date aparece como Super Crítico, não crítico ou crítico.

Em suma

As atividades críticas são importantes e devem ser observadas na medida em que determinam a duração do projeto. Também é bom diferenciar entre atividades que não possuem folgas, de atividades que tenham folgas totais negativas. As atividades que apresentam folgas totais negativas requerem atenção imediata para realinhar o plano com as metas de conclusão do projeto.

Os planeadores podem alertar os stakeholders sobre atividades de folga negativa, criando uma definição de barras como supercríticas. Também deve ser observado que o P6 Professional vem com uma definição padrão de barra de folga negativa que usa um alerta de escala de tempo de folga negativa quando as atividades ficam tarde e por quanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário