quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Os Ficheiros de Layout do P6 explicados

No Primavera P6, é necessário algum esforço para conseguir uma aparência agradável para a apresentação e / ou layout da sua tabela de atividades e do gráfico de Gantt. Você sabe que esses layouts podem ser guardados e usados para relatórios e também sobre outros projetos?
Muitas vezes, o processo de criação de agendamento requer a configuração cuidada d a janela de ‘Activity’, ou seja, a tabela de atividades e o gráfico de Gantt. E as apresentações de layout de atividades especiais são essenciais para informar sobre o status do projeto para as partes interessadas. O Primavera P6 Professional tem a funcionalidade para guardar e armazenar esses layouts como arquivos de layout do projeto (PLF). Esses arquivos PLF podem então ser recuperados para fornecer relatórios semelhantes em outros projetos.
Vamos ver o que são os ficheiros PLFG para guardar e recuperar o layout de atividades para o planeamento do cronograma e para o reporting.

Os ficheiros de PLF não são só para a janela de ‘Activity’. Os ficheiros PLF estão disponíveis para 5 diferentes janelas:
  1. Janela Activities
  2. Janela Project
  3. Janela WBS
  4. Janela Resource Assignments
  5. Janela Tracking layout
Assim, é possível guardar recuperar layouts para cada uma destas cinco janelas. Começamsos por demonstrar como guardar e recuperar o layout da janela de ‘Activities’. Na figura 1 está o projeto de demonstração.
Figura 1
A Figura 1 mostra o layout da janela de atividades. Configurámos o layout da para informar o projeto às partes interessadas. Note, em particular, a coluna total float, que fornece informações valiosas sobre a flexibilidade de programação. Queremos salvar e armazenar este layout para uso em outro projeto. Primeiro salvamos o layout. Selecione o menu suspenso Layout, Figura 2.
Figura 2
No menu pendente de layout selecione layout e Save as. No diálogo de guardar torne o layout disponível para o projeto, Figura 3.
Figura 3
Note que o P6 adiciona um 1 ao nome do layout corrente, Figura 4.
Figura 4
Ótimo. Guardámos o nosso layout da janela de Atividades.
Vamos agora exportar o nosso layout para o manter e podermos usar mais tarde em outro projeto. Selecione layout e open layout do menu pendente, Figura 5.
Figura 5
No diálogo de ‘Open layout’, selecione o layout que guardáramos e clique em Export. Figura 6.
Figura 6
Guarde o ficheiro PLF numa pasta no seu sistema, Figura 7.
Figura 7
O sue ficheiro pode agora estar disponível para outros projetos. Vamos assumir que começou a planear outro projeto, Figura 8.
Figura 8
Agora queremos criar um relatório para os stakeholders que inclua a total float. Selecionamos, então, layout e layout open do menu pendente. Destra vez no diálogo de Open layout, Figura 9, clicamos import.
Figura 9
Neste diálogo selecionamos o Standard Layout_1.plf., Figura 10.
Figura 10
Guardamo-lo disponível para o projeto, Figura 11.
Figura 11
Agora abra o layout, Figura 12.
Figura 12
Vemos então o nosso novo plano com o layout pretendido, Figura 13
Figura 13
Como mencionámos previamente, os ficheiros PLF podem ser gerados e guardados das tais cinco janelas. Seja cuidadoso pois só os ficheiros PLF de atividades podem ser importados quando se vê o ecrã de atividades. Se tentar importar um layout de WBS enquanto se encontra na janela de Atividades recebe um aviso, Figura 14. “The file is not a valid activity layout.”
Figura 14
Embora a extensão do ficheiro seja sempre .plf, o P6 irá sempre denotar a que janela pertence o layout. Assim deve tentar importar um ficheiro que seja adequado para a janela em que se encontra.

Em suma

Os ficheiros PLF são um recurso valioso para espelhar relatórios sobre projetos diferentes no Primavera P6. É possível guardar ou exportar e armazenar arquivos PLF no sistema operativo Windows. Estes arquivos PLF podem então ser importados e abertos para produzir um relatório de ecrã semelhante num projeto diferente. Mas é importante que a janela que você está visualizando corresponda ao tipo de tela PLF que você está importando.


Também é possível exportar um layout PLF diretamente com o cronograma num ficheiro XML. Uma demonstração de exportar e importar um arquivo XML que inclui um layout PLF é apresentada no seguinte blog Exportar e Importar Layouts no Primavera P6 Professional.

Sem comentários:

Enviar um comentário