quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Períodos Financeiros e performance dos projectos

Se já tentou desenhar uma curva ou distribuição do Orçamentado relativamente ao Real para os três anteriores meses no P6 e pensar porque é que ela apresenta os valores distribuídos por igual? Nesta altura é que verificamos que nos esquecemos de guardar os períodos financeiros ou não sabemos utilizá-los. Vamos ver um exemplo:

Vamos analisar dois casos para ver como os períodos financeiros são uma parte integral da monitorização.

Caso 1 – Actualizar uma actividade sem guardar nenhum dado de período financeiro

Caso 2 – Actualizar uma actividade e de seguida guardar os períodos financeiros.

Exemplo – a Actividade A tem a duração de 1 mês com um ciclo semanal de actualização e tem o recurso R atribuído.

  • Total de Unidades Orçamentadas - 240 unidades
  • Unidades Reais
  • Semana 1 – 33 unidades
  • Semana 2 – 21 unidades
  • Semana 3 – 24 unidades
  • Semana 4 – 40 unidades

Caso 1 – Actualizamos a actividade com as unidades reais descritas acima sem guardar os períodos financeiros e depois geramos um ‘Actual Units Spreadsheet’. Podemos ver que as unidades se distribuem uniformemente entre as semanas em vez de nos mostrarem as Unidades Reais consumidas por semana.

clip_image001

Caso 2 – neste caso enquanto vamos actualizando semanalmente, guardamos os valores do Período Financeiro e depois geramos uma ‘Actual Units Spreadsheet’. Desta vez, as Unidades Reais estão correctamente distribuídas pelas semanas.

clip_image002

Este exemplo também é verdadeiro para o Custo e o Earned Value (Valor Ganho). Os Períodos Finaceiros ajudam a armazenar os valores incrementais dos diferentes atributos das actividades e dos recursos.

Quais são os dados armazenados quando se guarda os dados de Períodos Financeiros? São os seguintes:

Ao nível da atribuição dos recursos:

  • Custo Real
  • Unidades Reais
  • Ao nível da Actividade:
  • Actual Expense Cost *
  • Actual Labor Cost *
  • Actual Labor Units *
  • Actual Material Cost *
  • Actual Nonlabor Cost *
  • Actual Nonlabor Units *
  • Earned Value Cost
  • Earned Value Labor Units
  • Planned Value Cost
  • Planned Value Labor Units

*Somados a partir da Atribuição de Recursos.

Como usamos os Períodos Financeiros?

Os Períodos Financeiros são um aspecto importante da Monitorização e Controlo no P6. Ajudam os planeadores a manterem os dados da performance incremental do s seus projectos já que armazenam os dados de Performance em períodos predefinidos.

Vamos ver quais são os passos para definir os períodos financeiros para usar no projecto.

Assumpções:

  1. Foi criada uma rede de projecto
  2. Os recursos e os custos foram atribuídos às actividades
  3. Foi guardada a baseline
  4. Está definido um ciclo de actualização (semanal, mensal, etc.)

Passo1 - Criar os Períodos Financeiros

Actualizar Ciclo – Semanal

Para criar os períodos tem de ir a Admin à Financial Periods

clip_image003

  1. Criar o lote de períodos financeiros e escolha as datas. As datas devem cobrir todos os projectos na base de dados para que os períodos financeiros possam ser armazenados.
  2. Escolha a frequência do período financeiro. (A dimensão do período pode ser mudada se for alterado o requisito)
  3. Escolha o dia da semana em que termina o ciclo.
  4. Clique em Batch Create.

clip_image004

Passo 2 – actualize e monitorize o projecto.

O Workflow de actualização é Actualizar a actividade à Actualizar as Unidades dos Recursos (as unidades reais no período) à Actualizar Recursos à Armazenar o período financeiro.

Unidades reais no período: quando se actualiza as unidades dos recursos, deve actualizar as unidades reais em ‘Actual this Period Units’. Esta coluna mostra os valores incrementais para a actualização.

Ao usar esta coluna só necessitamos de colocar o valor do período em vez de termos de calcular manualmente o valor real cumulativo, que assim é automaticamente incrementado. clip_image006

O valor nesta coluna volta a 0 sempre que se armazenam os dados do período depois do Schedule do projecto.

Passo 3 – O próximo passo é armazenar os dados do Período Financeiro.

Vá a Tools à Store Period Performance à Escolha o periodo financeiro à Store Now.

clip_image007

Para que os Períodos Financeiros sejam visíveis nas suas colunas tem de permitir que eles funcionem em Edit à User Preferences à Application à Columns e escolha o limite dos períodos.

clip_image009

clip_image010

Gerar Relatórios – os relatórios podem ser gerados utilizando a opção de ‘Time Distributed Data’ no Reports Wizard.

clip_image011

Editar Períodos Financeiros

Haverá ocasiões em que poderá ser necessário remover os dados dos Períodos Financeiros e conforme tem de remover os valores de todo o projecto ou só de algumas actividades seleccionadas, deve seguir os seguintes passos.

1) Editar os Períodos Financeiros passados para actividade seleccionadas

Para editar o Período Financeiro para as actividades seleccionadas é necessário fazer o seguinte:

Vá para Edit à User Preferences à Applications e seleccione os Períodos Financeiros que pretende editar.

clip_image012

Pode usar o Add Column na vista de Actividades ou na Vista de Recursos e editar os Períodos Financeiros.

clip_image013

clip_image014

Quando as colunas foram adicionadas, os valores para os períodos podem ser alterados na coluna relativamente a uma actividade particular.

Nota em relação ao Valor Ganho – quando se editam os Períodos Financeiros tem de ter presente que o Valor Ganho e o Valor Planeado não irão mudar automaticamente se mudar o número de Unidades e Custo e assim terá de calcular manualmente e editar esses valores.

E quando voltar a armazenar os dados de performance, o Earned Value, o Planned Value e os dados de Despesas para novos períodos são guardados em:

Novo Valor do Período = Total corrente actual – (soma dos valores previamente armazenados).

Portanto, editar valores de período armazenados para Valor Ganho e Valor Planeado podem afectar a forma como os valores de períodos futuros são calculados.

Editar valores para todo o projecto

A remoção dos períodos financeiros de um projecto é mais fácil, siga a solução abaixo para os remover.

clip_image015

Faça uma cópia do seu projecto correbre e quando o colar numa EPS vai poder ver as opções de cópia e pode retirar a caixa de ‘Financial Period Data’ e o seu porjecto copiado não terá quaisquer valores de períodos armazenados.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Configuração da Unidade de Tempo

A definição e configuração da unidade de tempo no Primavera P6 é uma razão para frequentes incompreensões e dúvidas.Traduzo um artigo que pode ser lido em inglês aqui devido ao seu interesse e porque encontramos sempre alguma dúvida nos resultados de actualização ou quando os projectos são importados de outra ferramenta.

Embora possamos definir as unidades de Tempo em Horas, Dias, Semanas, Meses ou Anos o P6 vai guardar estas unidades de tempo em HORAS na base de dados. Depois podem ser mostradas em Dias, Semanas, etc. A conversão entre as diferentes unidades de tempo é realizada com base na conversão, definida em Adminà Admin Preferences àseparador Time Periods. Aí é onde podemos definir Horas/dia, Horas/Semana, Horas/Mês e Horas/Ano. Esta definição é só para administradores.

clip_image001

Por debaixo da definição há uma caixa que diz “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period” e é aconselhado mantê-la seleccionada se as horas de trabalho/dia no calendário individual não forem as mesmas das que estão definidas nestas Admin Preferences. Porque a Duração Original para uma actividade é definida em horas e as unidades de tempo são ‘mostradas’ em Dias ou Meses e então pode verificar-se alguma ine3xactidão no que é visualizado.

Vejamos um exemplo:

Vamos definir 8 horas/dia nas AdminàAdmin Preferencesàseparador Time Periods. Não seleccionamos a caixa “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period”. Depois definimos um calendário e mantemos as horas por dia em 12 horas (portanto diferente do que está em Admin Preferences). Inserimos uma actividade. clip_image002Vamos ao menu EditàUser Preferencesàseparador Time Units e alteramos o Duration Format para hora. Introduzimos a duração da actividade como 41 horas e o calendário atribuído de 12 horas/dia como dia de trabalho. Depois alteramos o formato da duração para dias. De acordo com o cálculo deveríamos ter 41/12=3,42 dias. Mas vemos que o P6 calculou esta duração como 5,13 dias (ou seja, 41/8=5,13, Isto significa que o P6 continua a usar a conversão continua a ser a definida em Admin Preferences o que está errado porque estamos a utilizar um calendário de 12 horas/dia. Este problema pode ser ultrapassado mantendo a caixa de “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period” seleccionada.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Organização de controlo do projecto

Em resposta a questões e situações encontradas no trabalho nas últimas semanas escrevemos duas séries de posts. A porimeira sobre o reporting de projecto com:
1. Reporting de Projecto
A evolução da gestão de projecto e a necessidade de indicadores rigorosos da realização dos planos afirmou as métricas avolumando-se o Valor Ganho.
2. Que problemas estão associados com o Valor Ganho?
Há uma série de problemas e dificuldades que tornam difícil a adopção das métricas de Valor Ganho, que abvordámos aqui.
Depois no contacto com pessoas envolvidas em projecto verifiquei que a abordagem feita é muito imediatista enão é normalmente integrada e escrevi sobre:
1. Controlo do Projecto
Um projecto de média ou grande dimensão procura alcançar um conjunto de grandes objectivos de forma coordenada e envolvendo um conjunto elevado de stakerholders. Mas entre estes destacam-se o empreiteiro principal e o dono da obra. O planeamento e o cronograma são um esforço conjunto destas duas partes, com envolvimento de outras partes internas e externas.
2. Processo para Controlo do Projecto
A organização, a estruturação e a responsabilização das diversas áreas é determinante. A estrutura define os canais de comunicação para a tomada de decisão e deve, portanto, estabelecer as responsabilidades, objectivos e limites de autoridade dos participantes da equipa.