terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Configuração da Unidade de Tempo

A definição e configuração da unidade de tempo no Primavera P6 é uma razão para frequentes incompreensões e dúvidas.Traduzo um artigo que pode ser lido em inglês aqui devido ao seu interesse e porque encontramos sempre alguma dúvida nos resultados de actualização ou quando os projectos são importados de outra ferramenta.

Embora possamos definir as unidades de Tempo em Horas, Dias, Semanas, Meses ou Anos o P6 vai guardar estas unidades de tempo em HORAS na base de dados. Depois podem ser mostradas em Dias, Semanas, etc. A conversão entre as diferentes unidades de tempo é realizada com base na conversão, definida em Adminà Admin Preferences àseparador Time Periods. Aí é onde podemos definir Horas/dia, Horas/Semana, Horas/Mês e Horas/Ano. Esta definição é só para administradores.

clip_image001

Por debaixo da definição há uma caixa que diz “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period” e é aconselhado mantê-la seleccionada se as horas de trabalho/dia no calendário individual não forem as mesmas das que estão definidas nestas Admin Preferences. Porque a Duração Original para uma actividade é definida em horas e as unidades de tempo são ‘mostradas’ em Dias ou Meses e então pode verificar-se alguma ine3xactidão no que é visualizado.

Vejamos um exemplo:

Vamos definir 8 horas/dia nas AdminàAdmin Preferencesàseparador Time Periods. Não seleccionamos a caixa “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period”. Depois definimos um calendário e mantemos as horas por dia em 12 horas (portanto diferente do que está em Admin Preferences). Inserimos uma actividade. clip_image002Vamos ao menu EditàUser Preferencesàseparador Time Units e alteramos o Duration Format para hora. Introduzimos a duração da actividade como 41 horas e o calendário atribuído de 12 horas/dia como dia de trabalho. Depois alteramos o formato da duração para dias. De acordo com o cálculo deveríamos ter 41/12=3,42 dias. Mas vemos que o P6 calculou esta duração como 5,13 dias (ou seja, 41/8=5,13, Isto significa que o P6 continua a usar a conversão continua a ser a definida em Admin Preferences o que está errado porque estamos a utilizar um calendário de 12 horas/dia. Este problema pode ser ultrapassado mantendo a caixa de “Use assigned calendar to specify the number of work hours for each time period” seleccionada.

Sem comentários:

Enviar um comentário