sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

O Caminho Crítico e o Caminho mais Longo

O Oracle Primavera P6 oferece duas formas de definir uma atividade crítica num projeto. Elas são:
  • Total Float menor ou igual a [0.0h]
  • Caminho mais Longo (Longest Path)
Aquele que se utiliza no projecto depende de três coisas. A primeira é a configuração que se escolhe na janela de Projects no separador Settings. A segunda, é a opção que se seleciona na caixa de diálogo de opções de Schedule. A terceira, que se compreenda a diferença entre as duas opções referidas. A configuração por omissão do P6 é o método do Total Float.

Vamos sobretudo falar da terceira questão, ou seja, qual é a diferença entre a criticalidade do Total Float e do Longest Path? Há alguma confusão acerca disto na indústria porque infelizmente os termos “Caminho Crítico” e “Caminho Mais Longo” são muitas vezes utilizados de forma indiferente e intermutável. Na realidade são dois distintos métodos de calcular o caminho crítico e o P6 pode usar ambos.
Primeiro vamos ver onde se encontram as configurações para estas duas opções no Primavera P6 Professional.
 

Definições de Atividade Crítica

Vá à janela de Projetos da aplicação e escolha o separador Settings do painel das definições.

clip_image002
Figura 1
Na zona abaixo encontra-se a definição por omissão da definição das atividades críticas. Este é o comportamento por omissão que é fornecido ao planeador quando faz o cálculo do plano.
Contudo, podemos ultrapassar esta definição a todo o tempo nas opções de Scheduling que são acessíveis na respetiva caixa de diálogo (clicar em F9 ou escolher Scheduling do menu Tools).
clip_image003
Figura 2
As opções são as seguintes:
Pode selecionar o Total Float inferior ou igual (valor em horas) ou escolher o Longest Path.
clip_image005
Figura 3

 Total Float e Longest Path

A diferença entre entre as opções de Total Float e Longest Path pode ser sumariamente assim descrita. Os cálculos de Total Float procuram a folga total para cada atividade na rede. Se o valor da folga é zero, então esta será marcada como crítica. Contudo esse fato não significa necessariamente que a atividade está no caminho mais longo; diz-nos somente que a atividade é crítica e isso pode acontecer devido a muitos fatores.

No exemplo seguinte, mostra-se que o caminho crítico aparece quando é usado o método de Total Float para o calcular. A Atividade 1050 tem um constrangimento ‘Finish On or Before’ que é igual à sua data planeada, e assim é mostrada como crítica. Se deslizar, provavelmente não irão ter impacto na data de fim do projeto, mas elas ultrapassarão a data do seu constrangimento; é por isso que elas são mostradas como críticas de uma perspectiva de Total Float = 0h.
clip_image007
Figura 4
Contudo se usarmos o método de cálculo de Longest Path nas mesmas atividades estas não irão aparecer porque há um constrangimento ao longo desse caminho. Elas neste caso não irão afetar a data de fim do projeto e não estão dentro do caminho mais longo. Como vemos abaixo:
clip_image008
Figura 5
As atividades que antes estavam críticas agora aparecem como não críticas. Mas continuam a ter valores de 0 no Total Float, mas o P6 está a ignorar porque não fazem parte da rede do caminho mais longo.
O Longest Path através da rede do plano apenas considera atividades que são críticas porque podem contagiar o caminho desde o princípio ou até ao fim do projeto. Normalmente este é um caminho singular em que cada atividade que deslisa irá impactar a data de fim do projeto.

Utilização

Os planeadores muitas vezes utilizam o método de Longest path quando estão a desenvolver o plano. Isto dá uma ideia clara das atividades que estão de fato a dirigir (driving) o fim do plano, sem estar preocupados com os fatores complicados como os constrangimentos, nivelamento de recursos, caminhos divergentes e convergentes e outros itens que surgem quando se trata de trabalhar num plano grande e complexo.
Primevera P6 até tem um campo boleano de Longest Path que permite filtrar todas as atividades para ver somente atividades no caminho mais longo.

As colunas críticas de Total Float e de Longest path terão valores diferentes quando o cálculo é efetuado com cada um dos métodos.
clip_image011
Figura 6
Com o Primavera P6 não estamos comprometidos com um ou com o outro método. Em qualquer momento do ciclo de vida do projeto pode mudar-se do Total Float para o Longest Path só dependendo do que precisamos ver. E a qualquer momento pode reportar com um ou com o outro método e mostrando os seus valores.
Adaptado de Tensix Consulting
























Sem comentários:

Enviar um comentário