terça-feira, 2 de setembro de 2014

Tipos de Percentagem de Conclusão em Primavera

No Oracle Primavera P6 os utilizadores encontram diversos tipos de percentagem de conclusão e confrontam-se com a estranha questão de qual utilizar. Em primeiro lugar, temos os tipos de Percentagem de conclusão com que as atividades incluídas foram configuradas e que variam pelas próprias características a que se destinam.

O tipo de percentagem de conclusão da atividade pode ser de «Duração», «Unidades» e «Físico».

O tipo de percentagem de conclusão controla se a Percentagem de Conclusão da Atividade está ligada à Percentagem de Conclusão da Duração, à Percentagem de Conclusão das Unidades ou à Percentagem de Conclusão Física para a atividade.

Configure a percentagem de conclusão para “Duração” para atividades que são orientadas pela sua duração, por exemplo, atividades de administração e formação. Configure a percentagem de conclusão para “Física” para atividades que são orientadas para a realização de produtos de trabalho. Configure a percentagem de conclusão para “Unidades” para atividades que são orientadas pelo esforço, como o fornecimento de serviços de consultoria.
 

Campos de Percentagem de Conclusão da Atividade

Estes são os campos que podem ser incluídos como colunas da tabela de atividades para sumarizar os resultados da percentagem de conclusão. Temos assim:

Percentagem Física de Conclusão

A Percentagem Física de Conclusão reflete o progresso atual realizado nos produtos de trabalho da atividade até ao momento. A Percentagem Física de Conclusão pode ser introduzida manualmente pelas pessoas que conhecem o status dos produtos de trabalho da atividade ou pode ser baseado na conclusão de steps atribuídos, sempre dentro de um limite de 0 a 100.

Percentagem de Conclusão da Duração

A Percentagem de Conclusão da Duração é calculada como (Duração Planeada / Duração do Plano Base) * 100. O valor pode exceder 100. A duração da Baseline é a duração completa da atividade da baseline corrente.

Percentagem de Conclusão da Atividade

A Percentagem de Conclusão da Atividade está ligada à Percentagem de Conclusão da Duração, à Percentagem Física de Conclusão ou à Percentagem de Conclusão das Unidades, dependendo da configuração do tipo de Percentagem de Conclusão da Atividade, sempre dentro de um limite de 0 a 100.

Percentagem de Conclusão do Agendamento

A Percentagem de Conclusão do Agendamento (Schedule % Complete) especifica quanto da duração da baseline da atividade já foi concluída até ao momento. É calculada com base na data onde a data date cai entre a data de início da baseline da atividade e a sua data de fim. Se da data date é mais cedo que o início da baseline, a Percentagem de Conclusão do Agendamento é 0. Se a data date é mais tarde que o fim da baseline, a percentagem é 100. Assim, a Percentagem de Conclusão do Agendamento indica quanto da duração da atividade deve estar correntemente concluído, em relação à baseline selecionada.

Percentagem de Conclusão da Performance

A Percentagem de Conclusão da Performance é utilizada para calcular o valor ganho e pode ser baseada na Percentagem de Conclusão da Atividade, na regra de 0/100, na regra 50/50, etc., conforme a técnica usada para calcular o percentagem de conclusão do valor ganho para as WBS das atividades. A Percentagem de Conclusão da Performance especifica que percentagem das atividades planeadas valem até ao momento.

Confundido? No próximo post tento dar uma direção.

Sem comentários:

Enviar um comentário