Vamos ser diretos sobre custos. O modo nativo de atribuir
custos ao trabalho para realizar uma atividade passa pela atribuição de
recursos (Labor, Non Labor e Material) com valores de Price/Unit definidos. O
P6 irá calcular e apresentar os custos até ao detalhe que se pretender.
Mas sabemos que essa é uma atividade muito complicada e
trabalhosa e sempre se procuraram formas ágeis de atribuir custos – ou, usando
um recurso (Lump Sum) e atribuir o custo de cada atividade, ou utilizando
Expenses. Vamos abordar este tema.
Uma Expense do projeto pode ser muitas coisas:
administração, viagens, consultoria, software, instalações, formação, podemos
continuar. A ferramenta Expenses também é ideal para itens de material
específicos do projeto, como itens personalizados que precisam ser
identificados no cronograma, mas, novamente, não pertencem realmente à pool de
recursos.
Este artigo discute a atribuição de uma Expense de material
específico do projeto a um cronograma e mostra exemplos de como isso é feito no
Primavera P6 Professional.
Cenário de Despesas Primavera P6
O projeto de amostra é um projeto direto de reparo de
trocadores de calor. Estamos substituindo a tubagem danificada de um dissipador
de calor como exibido no cronograma, Figura 1.
Figura 1
As atividades são todas sequenciais e têm a relação clássica
de Finish-to-Start. Os recursos estão atribuídos a todas as atividades da lista
global de recursos genéricos, Figura 2.
Figura 2
Como parte deste projeto, gostaríamos de descrever a grande
despesa da tubagem do dissipador de calor que precisa ser instalada. Como esta
tubagem é exclusiva em particular para este dissipador de calor, não queremos
listá-lo como um recurso de material genérico global. Em vez disso, queremos
listá-la como uma despesa de material específico do projeto de linha de item.
Como vamos fazer isso?
Definição de uma despesa de material específica do projeto
Pode inserir custos de material específicos do projeto e
outros custos não baseados em recursos usando o separador 'Expenses' na área de
Details, Figura 3.
Figura 3
Clique + Add no botão do fundo do ecrã. Introduza o nome do
Item de Expenses e a respetiva categoria, Figura 4.
Figura 4
Para este exemplo, o Tipo de Acréscimo será Uniforme sobre a
Atividade, embora você possa acumular o custo no início ou no final da
atividade, se necessário. No exemplo, as Unidades Orçadas são uma. Estamos
apenas a substituir a tubagem num dissipador de calor. O preço / unidade é o
custo da tubagem, que para o exemplo é de US $ 14.000. Digite o nome do
fornecedor. Estamos tudo feito! A única tarefa restante é adicionar uma coluna
"Custos de Despesas Orçamentados" e "Custo Total Orçado" à
sua vista de Atividades, Figura 5.
Figura 5
Assim temos listados o custo labor, o custo da despesa
específica de material e o custo total das atividades.
Sumário
O Primavera P6 é uma poderosa ferramenta não só para modelar
a duração do projeto, mas também para computar custos genéricos de mão-de-obra,
materiais e equipamentos. Tem, também, uma forma simples de descrever e exibir
despesas específicas do projeto, como o exemplo de material de tubagem do dissipador
de calor.
Pode ainda usá-lo para praticamente qualquer despesa nomeada
para a qual você não deseja criar um recurso. Os custos destas despesas de
mão-de-obra e materiais específicos do projeto também podem ser exibidos juntamente
com os custos totais da atividade e do projeto.
Anteriores posts sobre custos neste blog. Neste primeiro
post (http://blog-primavera.blogspot.pt/2011/11/como-incluir-custos-num-plano.html)
definimos um recurso como custo Lump Sum e atribuímos os custos das atividades
ao recurso.
No segundo
post (http://blog-primavera.blogspot.pt/2015/02/acompanhar-os-custos-no-primavera-p6.html
) vemos os custos labor a serem acompanhados em dois períodos de status do
projeto.
Vamos desenvolver um exemplo para usar custos materiais para
estabelecer os custos e quantidades totais a realizar num projeto.
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