Trabalhar com a criação de Reports
Até há pouco não era fácil encontrar os lags de relações nos
cronogramas do projeto Primavera P6. Agora temos os Predecessor e Sucessor
Details que destacam os Ids das relações e os lags definidos nestes quando
diferentes de 0. Mas a compreensão de como leads ou lags são usados no projeto
é uma parte importante de realmente conhecer a programação. Precisamos de um
processo para erradicar qualquer atraso de relacionamento em P6 e inventariar
estas condições.
O que está errado em usar lags nas relações?
O uso de lags de relações é muito discutido em foruns de discussão
de Agendamento e Controlo de Projeto. O consenso e a melhor prática é que o uso
de lag de relações deve ser mínimo se for usado de todo. Por quê?
Conforme o Standard de Prática para Agendamento, um
documento preparado por especialistas de agendamento no PMI, usar lags de relação
e lags negativos pode adicionar um risco significativo ao cronograma do
projeto. A principal razão é a falta de visibilidade dos avanços e atrasos no
cronograma do projeto. O tempo de atraso é difícil de identificar e documentar
- não é óbvio quando se olha para o Gráfico de Gantt ou quando se analisa as
datas de uma programação. Quando o tempo de atraso usado num cronograma, é
muito raramente documentado por que o atraso foi adicionado, fazendo com que os
gestores da construção cocem as cabeças. Tempo é dinheiro, afinal. Como uma
prática recomendada, qualquer atraso deve sempre ser documentado num tópico
Notebook sobre a atividade. Ou melhor ainda, siga o padrão do PMI e use
atividades completas para representar atrasos de lead / lag. Esta abordagem
torna leads / lags muito visíveis num cronograma e também permite mais
flexibilidade.
É comum que planeadores com menos experiência submetam planos
com atraso. No Primavera P6, precisamos realmente ser capazes de descobrir se
um cronograma usa atraso de relacionamento.
Para além dos ecrãs de atividade e dos campos de Details de
Sucessor e Predecessor, precisamos de outra abordagem, fácil e reutilizável.
Construir um Relatório de Lags no P6
É muito fácil criar relatórios no Primavera P6. E as
funcionalidade de relatório são capazes de relatar as relações do projeto. Perlo
uso de filtros, podemos criar um relatório agradável que mostre somente as
atividades que têm relações com leads ou lags. Veja como:
Criar um novo relatório
Figura 1
Navegue para a janela de Relatórios no P6. Clique o botão Add
para criar um novo relatório.
Figura 2
Quando surge o Report Wizard, clicamos em Next para criar um
novo relatório. No ecrã seguinte, selecionamos como área de foco ‘Activity
Relationships’ e Next.
Figura 3
Figura 4
Selecione as colunas como indicado.
OBSERVAÇÃO: descobri que as colunas " predecessor ID"
e " sucessor ID" serão sempre renomeadas pelo Primavera para " Activity
ID". Se clicar em OK depois de selecionar colunas e voltar para a tela de
seleção de coluna, essas duas colunas são renomeadas para "ID". Eu
também não posso mudá-los com o Edit Column... .c'est la vie!
Desligue o Group & Sort, coloque-o em ’none’
Figura 5
Definir um filtro adaptado para obter os lags.
Figura 6
Clique no botão "Filtrar ...". No menu suspenso
Parameter, localize e selecione "Lag". Defina a suspensão condicional
como "is note qual to" e digite '0' na coluna Valor. Esta combinação
irá filtrar para ambos os leads (ie: desfasamentos negativos) e lags. Clique em
OK para guardar o Filter.
No ecrã seguinte guardar o Relatório de Lags.
Figura 7
Clique em Next. No ecrã a seguir, nomeie seu relatório.
Clique em Next. Antes de clicar em Run Report, clique em Next novamente e guarde
o relatório. Clique em Finish para fechar o Assistente.
É ideal guardar o relatório antes de executá-lo. Ele pode
não funcionar se não tiver primeiro um projeto aberto.
Figura 8
Quando corremos o relatório encontraremos um Output similar.
Em suma
Tendo este relatório pré-construído irá ajudá-lo a estar
preparado a qualquer momento que pretenda executar algumas análises no
cronograma, talvez até mesmo um plano que apresentou um subempreiteiro. Deve
mantê-lo no arsenal de ferramentas de análise.
Vale ressaltar que outra abordagem que funciona é exportar os
dados de projeto para o Excel, incluindo a tabela de relacionamentos. Em
seguida, pode usar as ferramentas de filtragem no Excel para filtrar as relações
que têm atrasos de lead ou lag. Eu prefiro evitar o Excel neste caso, porque a
exportação leva muitos cliques para produzir o conjunto de dados adequado. Este
relatório pode ser executado com 3-4 cliques do rato no máximo e com o mesmo
resultado final.
Agora lembre-se de seguir as melhores práticas
mencionadas na introdução. Evite usar lag ou lead de todo nos seus planos. Em
vez disso, deve usar uma atividade bem definida para representar qualquer espera
ou atraso no plano de projeto.
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