segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A barra mais tarde no Primavera P6


As atividades que apresentam folgas totais positivas podem atrasar a totalidade de dias do seu respetivo valor de folga sem atrasar o projeto. As atividades que apresentam folgas totais negativas já estão atrasadas. O gráfico de Gantt no Primavera P6 mostra automaticamente as datas iniciais da atividade, mas é possível exibir uma barra de atraso de atividade no gráfico de Gantt para visualizar os efeitos da folga total positiva e negativa.
O Primavera P6 Professional exibe o início mais cedo e o fim mais cedo das atividades no gráfico de Gantt. Para ajudar a determinar a quantidade de flexibilidade que tem ao progredir as atividades, também é possível exibir uma definição de barra mais tarde no gráfico de Gantt. Esta definição de barra mais tarde exibe as datas atrasadas da atividade.
Este post demonstra como apresentar a barra mais tarde no gráfico de Ganttt para ajudar a melhor compreender a flexibilidade do agendamento.
O plano de demonstração é mostrado na Figura 1
Figura 1
Observe, em particular, o constrangimento em 'Dig Cable Trench', Figura 1. Esta restrição cria uma folga negativa de três dias em 'Dig Cable Trench' e várias atividades posteriores.
Observe a coluna folga total e as respetivas atividades com folga negativa, Figura 1. Também observará que várias atividades têm folga total positiva. É possível decifrar os efeitos da folga total positiva e da folga total negativa ao verificar as datas de início mais tarde e final mais tarde na tabela de atividades. Mas não seria ótimo visualizar os efeitos da folga total negativa e da folga total positiva diretamente no gráfico de Gantt.
É possível mostrar as datas mais tarde das atividades diretamente no gráfico de Gantt definindo uma «barra mais tarde» com a opção de escala de tempo no diálogo de barras com a coluna Mais Tarde, como vemos na Figura 2 abaixo.
Figura 2
Note o filtro Normal na previsão da definição da barra, Figura 2. Quando esta defi8nição de barra «Mais Tarde» é selecionada, o gráfico de Gantt fica coma previsão da Figura 3, abaixo.
Figura 3
Não só este gráfico de Gantt mostra que “Grade Site” E “Install Conduit” podem atrasar, mas também alerta para que as atividades ‘Dig Cable Trench’, Mobilize, e ‘Set Foundation’ já estão atrasadas em relação ao agendamento.
Note: Não há uma barra de «Mais Tarde» definida no diálogo de Barras, pode criar uma utilizando o botão Add na Barras e definindo os seus atributos iguais aos da figura 2.
Sumário

O gráfico de Gantt do Primavera P6 é uma visualização poderosa do cronograma do projeto. Sim, é possível tabular o início e o fim tardio das atividades. Mas exibir as datas tardias da atividade diretamente no gráfico de Gantt fornece uma melhor visão sobre a flexibilidade de programação. Usando a escala tardia da barra, é possível criar uma definição de "Barra Mais Tarde" que representará graficamente os efeitos da folga total positiva e negativa no plano.

Sem comentários:

Enviar um comentário