terça-feira, 30 de outubro de 2012

Introduzir manualmente Alocações de Recursos

Quando se especifica numa actividade o total orçamentado ou as unidades planeadas, o orçamentado ou as unidades planeadas para uma atribuição a essa actividade é distribuído de forma uniforme através da duração da actividade, de acordo com a escala de tempo que se escolha.

Semana 1

Semana 2

Semana 3

Semana 4

20h

20h

20h

20h

Contudo, o projecto pode conter actividades em que se sabe que o trabalho será realizado esporadicamente ou ter uma distribuição particular ao longo da duração e com níveis de esforço variáveis. Para estas actividades podemos optar por uma das seguintes soluções para capturar de forma exacta quando se planeia o trabalho realizado na actividade:

  • Atribuir uma curva à atribuição do recurso ou role.
  • Introduzir manualmente os valores do período

Quando se atribui uma curva de recursos a uma atribuição de recursos/role irá ter resultados mais exactos do que a distribuição das unidades regularmente através da duração de uma actividade, o trabalho que planeia realizar por período numa actividade pode não estar totalmente reflectivo pela curva. Como resultado, a performance do plano do projecto não pode ser medida de forma exacta.image

Para alcançar o mais preciso plano de distribuição dos recursos pode introduzir manualmente a alocação orçamentada ou planeada por recurso/role por atribuição na unidade da escala de tempo que escolher (dias, semanas, meses, trimestres, anos ou períodos financeiros).Dos quais falaremos a seguir.

 

Condições de uso dos blocos futuros de alocação

Ao introduzir manualmente a distribuição dos recursos/roles planeados em blocos futuros de alocação (‘future period assignment buckets’), pode criar uma baseline exacta para medir relativamente ao progresso corrente do projecto. Conforme progride o plano corrente do projecto e se vão introduzindo os dados reais (‘actual’), pode acompanhar a forma como o projecto está a progredir relativamente ao plano comparando os dados orçamentados ou planeados nos blocos futuros de alocação em relação como os reais.

image

Se o trabalho de uma actividade não está a progredir conforme o plano, pode actualizar manualmente as unidades remanescentes dos blocos futuros de alocação, permitindo medir o trabalho remanescente para uma atribuição sem mudar o plano original. Em alternativa, se escolher re-estimar o trabalho futuro com base em mudanças ao plano do projecto, pode editar um blocos futuros de alocação com unidades orçamentadas ou planeadas enquanto a actividade está em progresso; se houver muitas atribuições que exigem re-estimação, pode estabelecer um novo plano base com base nas suas mudanças.

Pode comparar a distribuição de blocos futuros de alocação de um período de um recurso com os custos e unidades reais nos Resource Usage Profile, Resource Usage Spreadsheet, Activity Usage Profile, Activity Usage Spreadsheet, em relatórios distribuídos no tempo e na janela de Tracking.

Pode planear o trabalho do projecto em períodos financeiros definidos, depois de realizar o armazenamento da performance do período (‘store period performance’) pode comparar a distribuição dos recursos que planeou em relação aos dados reais do período passado.

  • Os custos das actividades, incluindo earned value e planned value, são calculados com a utilização da distribuição dos recursos para o período futuro planeado que definiu nas atribuições das actividades.
  • Tem de possuir o privilégio de 'Edit Future Periods' no projecto para poder manualmente introduzir os dados futuros do período.

Parece tudo muito complicado, mas esta é a funcionalidade que permite ao P6 planear com exactidão o trabalho e obter assim resultados adequados e exactos na medida da performance do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário