terça-feira, 21 de junho de 2016

Como Mostrar o Caminho Crítico da Baseline?

Adaptado e traduzido de Plan Academy
Todos os profissionais que trabalham em projects controls sabem qual a importância de monitorizar o caminho crítico do projeto. E todos sabemos que a comparação do desempenho do projeto com a baseline é essencial. A maioria faz diariamente no Primavera P6, o acompanhamento do caminho crítico e monitoriza a baseline. Mas e quanto se trata de monitorizar em P6 o caminho crítico do projeto vs o caminho crítico da baseline?
É claro que, à medida que executa um cronograma em P6, ao longo do tempo, o plano irá afastar-se da baseline. A miríade de mudanças, correções fora de sequência, trabalho tarde ou cedo serão inevitáveis. E vai acontecer que essas mudanças também afetarão o caminho crítico original.
Agora, pôe-se a questão: Somos capazes de verificar o nosso caminho e compará-lo com o caminho crítico da linha de base em P6?
A resposta é sim.
Embora a comparação de 2 projetos envolva usualmente a utilização de uma ferramenta denominada Claim Digger (denominado a partir da versão 16.1 – Schedule Comparison e agora realizado no Visualizer), é possível realizar uma comparação visual dos 2 projetos no Gantt Chart. Mas é necessário realizar alguns passos para poder comparar o seu caminho crítico com o caminho crítico da baseline.

Mostrar o Caminho Crítico da Baseline no P6

Vamos começar por assumir que temos um plano de projeto bem construído que ainda não se iniciou. Já criámos a baseline e atribuímo-la como baseline do projeto.

Figura 1
No Gantt Chart acima as barras mais largas representam o plano do projeto corrente enquanto as barras mais finas são as do plano baseline. As barras vermelhas mais largas representam o caminho crítico do plano corrente. É possível mostra barras da baseline mais finas em vermelho que salientem as atividades no caminho crítico da baseline.

Passo 1 – Definir um filtro da Baseline

Antes de definir as barras, vamos configurar um filtro que vamos usar para fazer referência à folga total da baseline. O filtro, denominado de Baseline Critical tem a configurações BL Total Float inferior ou igual a 0d. (NOTA: Deve ter uma baseline atribuída ao projeto a fim de ser capaz de escolher o campo BL Project Total Float. Caso contrário, este campo não está disponível.).
Clique em OK para salvar o filtro e sair da janela de filtro. Vamos precisar esse filtro para mais tarde.

Figura 2

Passo 2 – Adicionar barra à configuração do Gantt Char

Para mostrar o caminho crítico do baseline no P6, vamos começar com o padrão "Classic WBS Layout" é um layout de atividade que vem com o P6. Está configurado para exibir as atividades críticas correntes. Eu recomendo que guarde uma cópia deste layout já que vamos fazer alterações nele. (PS: Não se esqueça estes layouts de excelência do P6.)
Uma vez feito isso, a partir do menu P6, clique em Visualizações >> Bars para abrir a caixa de diálogo das barras.

Figura 3
Clique no botão Add para adicionar uma nova linha ou opção de barra.

Figura 4
Na coluna Nome da barra criada, clique duas vezes e escreva Baseline Critical.

Figura 5
Na linha Baseline Critical e na coluna Timescale, selecione Project Baseline Bar da lista de opções, conforme figura 6 abaixo. Este passo garante que a barra usada é a barra da baseline atribuída ao seu projeto.

Figura 6

Figura 7

Passo 3 – Definir um Filtro para a Barra Baseline Critical

Estamos perto de mostrar o caminho crítico da baseline no P6. Na linha barra Baseline Critical e na coluna filter , clique em All Activities e isto vai abrir o diálogo de Filtros.

Figura 8
Garanta que a opção All selected filters está selecionada bem como a de Replace activities shown in current layout. Selecione o filtro Baseline Critical que criámos antes. Depois clique em Apply e depois OK e fechamos o diálogo de Filtros.

Figura 9

Passo 4 – Definir o estilo da barra

Ainda na linha de Baseline Critical selecionada no separador Bar Style (Ver Figura 10), altere a forma para uma barra mais estreita; mude a cor para vermelho e mude a posição para Row 2. Uma previsão irá mostra uma barra estreita vermelha para a linha de Baseline Critical.

Figura 10
Pode clicar em Apply e depois OK no diálogo de Bars para regressar ao Gantt Chart. Vamos ver os resultados.

Figura 11
Vemos com clareza que algumas barras da baseline agora aparecem a vermelho. Estas barras vermelhos mostram o caminho crítico da baseline.
Caminho crítico da Baseline: Realizar uma comparação Visual
O nosso Gantt Chart não mostra grandes alterações do original da Figura 1 a não ser que as barras do baseline que são críticas estão em vermelho.

Figura 12

Conclusão

Não é fácil de perceber quando as alterações feitas em num plano alteram o caminho crítico do projeto. Por vezes, podemos ser surpreendidos. Quando estamos familiarizados com um plano saberemos onde está caminho crítico do projeto.
Mas não deve ter que confiar na memória.

Este método parece ser o caminho mais fácil e confiável para mostrar o caminho crítico da baseline em P6 sem ter de recorrer a ferramentas externas ou meramente tabulares.

Sem comentários:

Enviar um comentário