terça-feira, 14 de junho de 2016

Mostrar as setas de Relações entre as barras de Atividade e não as de Baseline

Numa ação de consultoria, na passada semana, um participante pediu para mudar a seta de relação entre a baseline e a atividade corrente no plano do projeto. Com as opções por omissão definidas no P6, verificamos que quando atribuímos uma baseline a um projeto e este já tem progresso, as setas de relações estão a ligar as barras de baseline e não as barras do plano corrente. Como corrigimos isto para que vejamos claramente as relações entre as atividades no plano em progresso? Bem, Há uma forma simples de levar as setas de relações a ligar as barras do cronograma em progresso em vez das barras de baseline.
Vou descrever como mudar as setas de relações de umas para outras.

Problema das setas de relação

Na Figura 1 vemos claramente o problema no Gantt Chart. As setas de relação ligam as barras de baseline. Para corrigir vamos selecionar o ícone de Bars.

Figura 1

Solução do Problema das Setas de Relação

Na caixa de Bars, Figura 2.

Figura 2
Vemos uma lista dos diferentes tipos de barras que estão definidos no projeto. Podemos, também,  ver esta lista como uma pilha, em que as barras mais altas na pilha tem precedência sobre as que se encontram por debaixo. Como exemplo, mova a barra amarela da Primary Baseline para baixo na pilha usando os elevadores com botão de seta assinalados à direita na Figura 2.
Mova essa barra até que ele fique abaixo da barra vermelha de Critical Remaining Bar, Figura 3. Assim a barra da Primary Baseline fica debaixo do conjunto formado pelas barras Actual Work, Remaining Work, e Critical Remaining Work, Figura 3. E3scolha Apply e as setas das relações no seu Gantt Chart ficarão ligadas ao plano corrente em progresso. Figura 3.

Figura 3

Em suma

É importante notas a localização das barras na pilha no que se refere ao gráfico de Gantt particular. O P6 oferece os botões de setas de elevador (Shift up e Shift down) e através desta definição permite definir se as setas do seu Gantt chart ligam as barras da baseline ou as barras das atividades em progresso.

Experimente com os botões para ver o efeito nas barras que estão definidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário