quarta-feira, 8 de junho de 2016

Porque não uso ‘Must Finish By’ num projeto

Quando da criação de um novo projeto, o utilizador é confrontado com a opção de "Must Finish By". O meu conselho é para deixá-lo em branco. Sim, cada projeto tem uma data de fim, que muitas vezes é de importância crítica para o cliente. No caso contrário, sem data de fim, o projeto não corresponde à definição de um projeto. Ou seja, um projeto deve ser: (1) único, (2) com um período de tempo especificado, e (3) um âmbito definido de trabalho. Infelizmente, os projetos muitas vezes acabam com um período de tempo mais longo e maior margem, mas isso é um assunto para outro dia.
Quando da criação de um novo projeto, o utilizador será confrontado com a "Must Finish By" para rever no Wizard de criação ou como restrição apresentada no separador Dates dos detalhes do projeto após a projeto ser adicionado à EPS. A situação anterior é apresentada a seguir:

Figura 1
Isto coloca a questão: o que é o "Must Finish By”? Bem, é basicamente um constrangimento de nível de projeto que afeta todas as atividades. Quando este constrangimento é usado, nenhuma atividade pode terminar depois da data definida. Em teoria, uma data anterior à conclusão do projeto poderia ser selecionada, a fim de determinar quantas atividades ultrapassam uma data particular.
Sem mais delongas, eis por que é que não deve usar a opção de "Must Finish By”:
  • Se o utilizador seleciona uma data para além da última data calculada, o caminho crítico terá uma folga total positiva. Mostrando folga total positiva é um pouco como colocar doces na mesa da reunião - tendem a desaparecer. O cliente e os subempreiteiros estão conscientes de que as atividades no caminho crítico não são tão críticas assim e por mais tempo. E porque a Folga total normalmente pertence ao projeto, qualquer uma das partes tem o direito de usar a folga total a seu critério. Sem essa restrição, o caminho crítico tem zero (0) Folga Total, mesmo que o projeto está adiantado.
  • O ‘schedule log’ não mostra o constrangimento de "Must Finish By”. Só os constrangimentos de atividade estão listados na Tabela de Log, por isso é fácil para um utilizador esquecer (ou não perceber) que uma restrição de projeto foi aplicada. Isso pode criar confusão, especialmente quando o constrangimento "Must Finish By” é o motivo da geração de folga total negativa. O ‘schedule log’ não indicará que quaisquer restrições são "insatisfeitas", porque, mais uma vez, somente são considerados os constrangimentos de atividade.
  • Os constrangimentos de atividade são revelados nas colunas de Start e Finish (conforme o constrangimento) com um asterisco (*). Esta característica vem já do P3. Há uma exceção a esta regra – o constrangimento " “As Late as Possible” - mas por outro lado esta é uma dica bastante óbvia que uma restrição está sendo usada.
  • O constrangimento "Must Finish By” não tem um calendário para calcular e assim o seu padrão é a meia-noite do dia anterior. Assim, um "Must Finish By” de 12 de janeiro de 2016 irá gerar um (1) dia de folga total negativa - mesmo quando o projeto é para realmente terminar nessa data. Por quê? Porque o projeto deve terminar à meia-noite do dia antes para evitar ser considerado atrasado. O utilizador deve selecionar o dia após a data de conclusão do projeto prevista como a data de "Must Finish By” (que faz parecer que o utilizador não tem conhecimento da data real de fim contrato) ou optar por mostrar durações das atividades em horas assim que o tempo de dia pode ser alterado. Isto é ilustrado nos próximos dois screenshots.

Figura 2

Figura 3

Tudo isto é um grande esforço extra apenas para ajustar a data, e muitos empreiteiros não têm nenhum desejo de mostrar a hora do dia nos seus planos. Numa rede fechada, colocar uma restrição de atividade na última atividade é simplesmente uma melhor solução. Uma restrição de atividade também é mais fácil para todos verem e, portanto, monitorizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário