sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Como Importar e Exportar

Todos os dados dos projectos estão guardados numa base de dados central. Pode importada e exportada informação de e para esta base de dados utilizando ficheiros externos e de seguida com partilha de informação com outros utilizadores de P6, subempreiteiros usando a ferramenta Contractor, outras ferramentas de gestão de projecto (como o MS Project e o MS Excel) e os departamentos de recursos humanos e de finanças. Pode ainda utilizar ficheiros externos para arquivar os seus projectos ou criar um backup da base de dados. image

Pode importar e exportar entre o P6 e outras aplicações utilizando os seguintes formatos:

  • O formato proprietário do Oracle (XER) é suportado em todos os projectos.
  • O formato XER permite exportar entre PM versão 5 e todas as versões do P6. Suporta a importação e exportação de e para Primavera Contractor.
  • O formato P6 XML, permite partilhar a informação de projecto entre bases de dados de P6.
  • Os ficheiros XLS permitem exportar informação para aplicações de folha de cálculo.
  • Os ficheiros MPP permitem partilhar informação com o MS Project 2003. O XML permite partilhar com MS Project 2003, 2007 e 2010.
  • O formato P3 permite partilhar com o Oracle Project Planner versões 3x.
  • O formato MPX permite integrar com outras ferramentas de terceiras partes.
     

Problemas com a importação de MS Project

A importação de qualquer tipo de ficheiro de MS Project tem um conjunto de questões conhecidas, mas que carecem de resolução manual, no P6 após a importação.

A primeira tem a ver com a incompatibilidade de calendários entre as duas plataformas, devendo ser verificada a data hora no P6 e corrigida manualmente. O processo pode ser efectuado com rapidez e garante a integridade do Schedule.

A outra questão tem a ver com a importação de recursos do Ms Project. Como os tipos de recursos não são compatíveis quando se importa todos os recursos são classificados como Labor. Se vierem atribuídos já não é possível alterar o seu tipo, deste modo devem tomar-se algumas precauções. Os recursos podem ser importados isoladamente do Project e adaptados no P6, mas as atribuições só podem ser realizadas no P6.
 

Importar e exportar recursos e roles

Toda a informação de recursos e roles é mantida na base de dados central. Pode importar e exportar informação de e para esta base de dados utilizando os ficheiros externos para partilhar esta informação com outros utilizadores. Como os recursos e os roles são designados a nível global podem ser importados e exportados sem necessidade de abrir os projectos que os contém. image

A informação de recursos pode ser importada e exportada utilizando quer o XER, quer folha de cálculo XLS, ou XML. O sroles só podem ser importados e exportados com a utilização de formato XER. Pode ainda importar e exportar toda a informação dos recursos e dos roles para garantir que os recursos e os roles são consistentes por toda a organização.

O formato XER transfere toda a informação de recursos e roles, tal como hierarquia d recursos, categorias de recursos e categoria de valores de atribuição.

Se exportar múltiplos projectos para um ficheiro XER único, as relações interprojecto entre as actividades nos projectos são preservadas.

Se quiser exportar um projecto que antes for a importado e que op projecto contém relações para projectos externos que não existem na sua base de dados e voicê fez Schedule à base de dados, assegure-se quie configura o Schedule para a opção de ‘Ignore Relationships To and From Other Projects’. Se seleccionar esta opção quando faz o Schedule do projecto, o P6 preservará as datas das actividades externas.

Há dezenas de outras questões sobre exportação mas uma coisa queria sublinhar, antes de fazer uma importação com actualização de outro projecto, garanta que tem um XER copiado no seu computador e não mude o ID do projecto para não ter surpresas.Reveja tudo no final, não tenha pressa, prepare tudo e faça com certeza de estar a fazer de acordo com o método de trabalho do P6.

3 comentários:

  1. Boa noite, importei um cronograma do ms project para primavera. Só que a data de início de fim perderam a relação com a duração original, elas só alteram quando mudo a duração remanescente. Sabe dizer porque isso acontece?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você precisa converter todas as atividades normais para task dependent e fixed duration and units antes de fazer qualquer outra coisa depois de importar

      Eliminar
  2. Olá poderia me ajudar? Recebi um projeto em XER, salvei na paste do meu projeto. Quando clico para abrir não abre, tento arrastar para o Primavera e não abre, fiz a importação e só aceita se eu marcar como importar apenas roles, mas mesmo assim não abre. O que posso estar fazendo de errado, ou pode ser a exportação que veio errada.

    ResponderEliminar