sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Encurtar o caminho crítico

Criado o plano e ligadas todas as dependências das actividades, o gestor deve avaliar a data de fim do projecto e, normalmente, verifica que a mesma não é a ideal ou está longe da data contratada. Urge assim realizar algum trabalho para reduzir a duração do projecto. Faz-se isso através de uma análise ao seu caminho crítico.

image

As ferramentas de gestão de projecto, como o P6, são também identificadas como gestores do caminho crítico. Apesar desta designação que, em português, parece quase a aproximação do desastre, o caminho crítico é uma designação técnica.

De facto, o caminho crítico é o conjunto de actividades que determinam o tempo de conclusão do projecto. A duração das actividades no caminho crítico controla a duração da totalidade do projecto e um atraso para qualquer destas actividades irá atrasar a data de fim de todo o projecto. As actividades críticas são definidas pela folga total (total float) ou pelo caminho mais longo na rede do projecto.

Para encurtar a duração de um projecto o foco deve estar apontado para o caminho crítico! Assim filtre as actividades críticas e realize qualquer dos seguintes ajustes:

  • Introduza durações originais ou remanescentes mais curtas (trabalhe mais rápido);
  • Se tem recursos atribuídos a uma actividade reduzam a duração desses recursos ou incremente o número de unidades atribuídas para reduzir a duração da própria actividade (use mais pessoas ou m ais equipamento).
  • Mude o calendário alocado, mude os dias sem trabalho por dias de trabalho (mais tempo de trabalho).
  • Utilize relações de início para início para sobrepor actividades (trabalhe ema mais do que uma actividade ao mesmo tempo).
  • Divida as actividades de longa duração em actividades mais pequenas, para que algumas destas partes possam ser sobrepostas (trabalhe em mais do que uma parte de uma actividade simultaneamente).

Algumas actividades poem aparecer como críticas sem se encontrarem no caminho crítico, isso acontece se, por exemplo, fizerem parte de uma rede com open end. Pode ser necessário retirar essa indicação do agendamento realizado para concentrar a atenção no caminho crítico.

Sem comentários:

Enviar um comentário