terça-feira, 27 de novembro de 2012

Controlo do Projecto (1)

Um projecto de média ou grande dimensão procurar alcançar um conjunto de grandes objectivos de forma coordenada e envolvendo um conjunto elevado de stakerholders. Mas entre estes destacam-se o empreiteiro principal e o dono da obra. O planeamento e o cronograma são um esforço conjunto destas duas partes, com envolvimento de outras partes internas e externas. O teste desta relação com interesses comuns e diferenciados é um plano e um cronograma aceite pelo cliente.
Que meios tem o ‘project controls’ para garantir que este teste passe com sucesso? A comunicação objectiva está no centro da actividade, porque só ela promove a compreensão e o compromisso da equipa do projecto para os objectivos do cronograma. O trabalho da equipa informada cria a compreensão sobre as áreas problema e sobre as soluções.
Este processo quando funciona de forma adequada, nem tem de ser completo, com a informação suficiente, permite suportar um processo de tomada de decisões apoiadas.

Como poderíamos identificar o modelo de ‘projects control’?

clip_image002
Produtos e/ou resultados do modelo são os documentos do controlo como, o cronograma de milestones, a Work Breakdown Structure, o orçamento do projecto, o registo de alterações ao âmbito, o organigrama do projecto, os documentos do contrato, o registo de riscos, etc. Sem estes o trabalho do controlo do projecto não poderá ser realizado de forma profissional que permita prever o resultado, seja transparente para todas as partes e permita aos membros da equipa realizarem-se aprendendo.
Já nos defrontámos com situações em que algumas partes do modelo estão implementadas e com sucesso e outras só o estão embrionariamente e ainda algumas nem sequer foram pensadas. Um dos males maiores na definição do modelo está na pobre definição da organização de projecto, com hierarquias que não comunicam e que criam silos de interesse. Está em questão a criação de uma cultura que alicerce o sucesso do projecto, que seja colaborativa e comunicante.
Luís Quintino
Ver de Seguida “Processo para Controlo do Projecto





Sem comentários:

Enviar um comentário